Tipos de Alimentação
A minha alimentação actualmente e para toda a vida (espero) tem como base os hidratos de carbono simples. Frutas principalmente e alguma batata ou arroz. Diria que 90% da minha alimentação diária, tem por base os hidratos de carbono.
Venho de uma dieta ( Dieta dos 31 Dias ), que tinha por base a proteína animal. Ora, este tipo de dietas, com bases proteicas são fantásticas de início, pois fazem com que perdamos peso rápido. O pior é que não eliminaremos celulites, não eliminaremos gorduras localizadas, se introduzirmos alguns hidratos, ganhamos logo bom peso o que nos deixa inseguras e tristes e a longo prazo, estas dietas que obrigam o nosso corpo a entrar em cetose para perdermos peso, o organismo é privado de glucose que por norma é a sua principal fonte de energia e passa a gastar a gordura como energia base o que resulta numa oxidação da gordura, gerando corpos cetónicos no sangue e intoxicando com este processo, o nosso organismo.
Como utilizo a fruta como a minha principal fonte de energia, os desejos compulsivos por alimentos ricos em açúcar refinado ou sal, desaparecem.
Regra geral, como fruta até ao jantar e ao jantar opto por saladas ou sumos de vegetais. Tudo sempre cru, sem alimentos processados ou alterados da sua essência.
É assim que quero manter o meu corpo e a minha juventude, já que esta alimentação tem essa vantagem também a de nos mantermos jovens e saudáveis muito tempo.
Mesmo assim, de vez enquando, apetece-me comer algum prato da minha anterior alimentação. E como sem problema. No entanto, o prazer que esse prato me dava antigamente, agora não me devolve mais que enjoo ou mal-estar. Nunca como nada cozinhado que não me venha a arrepender depois, ou porque já não me sabe como antigamente (o nosso paladar muda), ou porque me dificulta a digestão ou porque não me trouxe prazer!
É o meu corpo a barafustar a má decisão! Ele é sábio e cá em casa ele manda ;)