Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

15
Out15

Sal Rosa dos Himalaias

Ancaje

1.jpg

 

Livre de toxinas e poluentes, este alimento, recolhido em depósitos seculares do Himalaia, é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais na sua composição – ele possui mais de 80 tipos de minerais essenciais.


O alto poder desintoxicante do sal rosa é benéfico para ajudar a eliminar toxinas do corpo, purificar o sangue e regular a produção de óleo pela pele. Além disso, a alta concentração de magnésio, por exemplo, é benéfica para prevenir cãibras e fortalecer os músculos e o sistema imunológico.


O teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é muito importante consumir com moderação. O consumo correto deste sal ajuda também a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre, além de agir como anti-histamínico natural, melhorar o humor e regular a pressão arterial.


De fato, o excesso no consumo de qualquer substância pode levar a desequilíbrios, o problema é que o sal tradicional, por ser utilizado para temperar alimentos, pode ser facilmente usado em quantidades altas sem que as pessoas percebam. Ao ingerir o sal em grande quantidade, a água do corpo é sugada pelo cloreto e faz com que o corpo aumente a pressão arterial para tentar equilibrar a falta de água. Quando isto ocorre, o corpo detecta a anormalidade e passa a tentar diminuir o fluxo sanguíneo numa tentativa de voltar à pressão normal. O coração passa a trabalhar com sobrecarga, podendo deixar o seu tecido mais espesso, trazendo riscos de problemas como a hipertensão, arritmia, insuficiências renais e até mesmo infarto. Para terem uma ideia apenas consumindo apenas 1g de sal corresponde ao nosso corpo reter 1l de líquidos...

 

2.jpg


O Sal de cozinha tradicional é também completamente processado e separado de suas propriedades minerais (além do cloreto de sódio), sendo em seguida limpo, clareado e exposto à temperaturas desnecessariamente altas na sua produção, onde também é combinado com outras substâncias que impedem a mistura do sal à água dentro de seu compartimento de conservação. Essa característica torna-se especialmente perigosa ao consumo, pois dentro de nosso organismo o sal refinado acaba tornando-se de difícil absorção, o que provoca o acúmulo e depósito em órgãos e tecidos - contribuindo para mais problemas de saúde.



Mas como é que o Sal Rosa do Himalaia vai contribuir para a nossa saúde?

Separamos alguns dos principais benefícios do Sal Rosa do Himalaia que não somente servirão para temperarmos alimentos, como também para melhorar muito a nossa qualidade de vida, vamos ver?

1. A pureza que enfatizamos acima faz com que o Sal Rosa do Himalaia possa ser utilizado e aproveitado de várias formas que vão além de seu uso na cozinha, como em terapias e tratamentos alternativos, e até em cosméticos.

2. Os 84 minerais presentes no Sal Rosa do Himalaia transforma-o numa fonte de nutrientes essenciais ao organismo, como magnésio, cálcio, potássio, ferro, entre muitos outros. Ainda de acordo com estudos e pesquisas, o consumo de Sal Rosa do Himalaia fornece além desses minerais essenciais, um balanço dos eletrólitos do nosso corpo, melhora a capacidade de absorção de nutrientes do organismo, elimina toxinas, regula o PH natural do corpo, normaliza a pressão sanguínea, melhora a circulação e a condutividade. Isto é resultado do processamento mínimo feito no Sal Rosa do Himalaia para retirar impurezas e manter seus valores nutritivos. Esta é a grande diferença em relação ao Sal de cozinha, que passa por um grande processo industrial que acaba retirando o que normalmente ele possuiria de nutritivo.

3. Seu uso em práticas e terapias alternativas ajuda a combater dores internas, como musculares e até cólicas, além de preservar a saúde da pele, retirando impurezas, espinhas e mantendo a juventude. Estudos relacionados a esse tipo de técnica vê a utilização do sal rosa do Himalaia como uma excelente prática de cura para o corpo e a mente.

4. Se você pratica exercícios e treina com intensidade, o seu corpo precisa de ainda mais sal devido ao desgaste e ao suor. No entanto, o sal tradicional não fornece os nutrientes necessários para repor todos os minerais gastos, fazendo com que busquemos o sal em alimentos processados que irão saciar a vontade do organismo em consumi-lo, porém “engana” o nosso corpo ao não fornecer os nutrientes que ele na realidade necessita. Com o Sal Rosa do Himalaia, conseguimos suprir essa demanda do organismo de forma natural e infinitamente mais saudável.

 

4.jpg

 

Porque é que o sal marinho refinado é um veneno?

Conforme dito anteriormente, o sal de cozinha é nada mais nada menos que sal marinho refinado, ou seja, possui apenas duas substâncias, o sódio e o cloro, e ambas as substâncias, de forma isolada, são maléficas ao corpo humano.

 

Mas porque ( e como ) isso acontece?

Isso ocorre devido à forma como é produzido o sal de cozinha…

 

O processo de fabricação do sal marinho refinado depura e filtra a salmoura a partir destas 3 etapas:

1. Evaporação e concentração da salmoura

2. Decantação e centrifugação dos cristais de NaCl

3. Secagem e peneiração do sal

 

DSC_8037.JPG

 

Após todo este processo de refinamento resta apenas o cloreto de sódio “limpo e puro” ( além claro dos venenos do refinamento ).

Na verdade o que causa doenças como a hipertensão é o sal refinado ( leia-se cloreto de sódio ) e não o integral, ou seja, sal puro como o rosa dos Himalaias.

 

Por tudo isto, cá em casa já só utilizo mesmo o Sal Rosa dos Himalaias, vale bem apostar na compra deste sal em detrimento do sal marinho refinado. Pela nossa saúde e pelo nosso bem-estar.

 

DSC_8032.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D