Conhecem já a importância do fígado no nosso bem-estar, perda de peso e aparência?
Conhecem já a importância do fígado no nosso bem-estar, perda de peso e aparência?
O fígado é o segundo maior órgão no corpo humano a seguir à pele. Este é também um dos órgãos mais importantes e mais sobrecarregados que possuímos, uma vez que desempenha mais de 500 tarefas diferentes, de modo a garantir o funcionamento adequado de todo o organismo.
Entre a vasta lista de responsabilidades, um dos papéis principais do fígado é o de desintoxicar o organismo, promovendo a eliminação de toxinas. Ele filtra o sangue, remove substâncias nocivas, contribui de forma indireta para o equilíbrio hormonal e metaboliza tudo o que comemos.
Felizmente para nós, o fígado tem uma extraordinária capacidade de regeneração. Por isso o que quer que tenhamos consumido no passado, se regularmos a alimentação e começarmos a fornecer os nutrientes adequados, conseguimos regenerar e melhorar o funcionamento deste órgão, bem como de todo o corpo.
A regeneração do fígado é bastante rápida, sendo que a cada 40 dias as células que fazem parte dele são renovadas. Isto significa que se melhorarem os vossos hábitos alimentares e consumirem alimentos limpos e naturais, ao fim de 40 dias já poderão notar mudanças significativas no vosso bem-estar.
Sintomas de um fígado sobrecarregado
Cansaço permanente
Dores de cabeça
Mau hálito
Alergias e intolerâncias alimentares
Pele problemática
Aumento de peso ou muita dificuldade de perder peso
Dores abdominais ocasionais
Urina mais escura (mesmo com boa hidratação)
Se costumam ter algum destes sintomas, então isso pode significar que o vosso fígado precisa mesmo de ajuda.
Fígado e níveis de energia
Um dos principais sintomas físicos de um fígado lento, preguiçoso e sobrecarregado é um corpo lento e fadiga quase permanente. O cansaço é um sintoma típico nas pessoas com fígado sobrecarregado, uma vez que a maior parte da energia é usada para ajudar a eliminar o excesso de toxinas, deixando assim pouca ou nenhuma energia para os restantes processos no corpo.
Crudivorismo e funcionamento do fígado
Ao escolhermos a alimentação viva e natural, escolhemos também ajudar o fígado. Este é o tipo de alimentação que fornece mais vitaminas,
minerais, enzimas, fitonutrientes, antioxidantes e gorduras saudáveis – elementos essenciais para a saúde do fígado e de todo o organismo.
Quanto maior for a percentagem de alimentos crus na nossa alimentação, melhor será o funcionamento do fígado a longo prazo, e maiores os níveis de energia que teremos.
Alimentos que melhoram o funcionamento do fígado
1. Fruta rica em antioxidantes + maçãs
Os antioxidantes ajudam a proteger o fígado dos níveis elevados de radicais livres que são produzidos naturalmente durante o processo de detox. Onde encontrá-los? Todos os frutos silvestres, laranjas e citrinos no geral, ameixas, melão e pêras. As maçãs são outro exemplo de fruta que, além dos antioxidantes, contém também pectina, conhecida pela sua capacidade de se juntar aos metais pesados no organismo e promover a sua expulsão.
2. Vegetais de folhas verdes – especialmente os de sabor mais azedo
Os verdes são alimentos altamente desintoxicantes e uma grande ajuda para o fígado. Eles limpam as toxinas da corrente sanguínea, neutralizando metais pesados. Apostem nos vegetais de folhas verdes na vossa alimentação, incluindo-os em saladas, batidos e sumos. Privilegiem sempre os que têm folhas mais azedas, como por exemplo: dente-de-leão, chicória, endívias e rúcula.
3. Alho, cebola, brócolos, couve, couve-flor e couves de Bruxelas
O alho, cebola, brócolos, couve e couve-flor facilitam o processo de desintoxicação do fígado, pelo que devem ser incluídos na alimentação, mesmo que em doses mais reduzidas.
4. Beterrabas
As beterrabas são ricas em betaína – um fitonutriente que permite converter a gordura em energia. Elas ainda purificam o sangue e conseguem absorver metais pesados, reduzindo assim a toxicidade do organismo no geral e do fígado em particular.
5. Água com sumo de limão
Uma das formas mais baratas e mais fáceis de iniciar a limpeza do fígado é ao beber diariamente 1 copo grande com o sumo de ½ - 1 limão, de preferência ainda de manhã, em jejum. Isto ajuda a estimular o fígado, facilitando a sua limpeza e promovendo o trânsito intestinal.
6. Sumos
Incorporar os sumos de fruta e, especialmente, os de vegetais poderá ser muito benéfico, a todos os níveis. Este é um dos hábitos saudáveis que recomendo a toda a gente sem excepção, especialmente para aqueles que procuram melhorar a saúde, aumentar a energia e regular o peso. O consumo diário de sumos ajuda-nos também a desintoxicar o fígado, melhorando assim o funcionamento de todos os restantes sistemas.
Que alimentos evitar para manter o fígado saudável?
Carnes
Gorduras processadas
Álcool
Fritos, bolos e doces processados, ricos em gorduras
Alimentos ricos em açúcar refinado e processado
Manteigas, margarinas e cremes vegetais
Lembrem-se que o fígado é o nosso principal órgão de desintoxicação, que interfere no funcionamento adequado de muitos outros órgãos e sistemas. Um fígado saudável é sempre sinónimo de pele limpa e luminosa, digestão correcta, equilíbrio hormonal e peso ideal.