26
Ago14
Bolinhos de Bacalhau com 0 gordura
Ancaje
Ando numa fase de explorar a quinoa real e tinha umas paletes de bacalhau desfiado para dar uso. Deixei de molho todo o dia o balhacau e mudei a água 3 vezes ao longo do dia. Para o jantar, tinha então planeado preparar uns bolinhos de bacalhau no forno, feitos com 0 gorduras!
Comecei então por cozer a quinoa em água (o dobro de água para a quantidade de quinoa que usarmos) e flor de sal e juntei 1/2 courgette à quinoa. Deixei cozinhar em lume brando por 15 minutos! Entretanto, fui desfiando o bacalhau e piquei 1/2 cebola muito finamente. Misturei tudo numa taça e temperei com pimenta branca. Queria ter acrescentado salsa, mas não tinha em casa. Também podem acrescentar 1 ou 1/2 ovo batido para ligar melhor, eu não usei, porque não como gemas há 15 dias (por serem muito ácidas e ando a evitar alimentos ácidos).
Entretanto, passados os 15 minutos, suficientes para cozer a quinoa e a courgette, passem-nos por um passador ou coador e espremam bem. Como a courgette tem muita água, sairá sempre água e a ideia é que fique o mais escorrido possível. Esmaguem bem a quinoa e a courgette com uma colher, a courgette vai ficar em puré imediatamente. Juntem depois a mistura à taça com o bacalhau e cebola. Amassem tudo com as mãos e formem bolinhos para irem ao forno. Eu levei ao forno pré-aquecido a 200ºC num tabuleiro de forno com papel vegetal e deixei assar por 15 minutos.
Ficaram douradinhos, estaladiços e deliciosos! Adorei a experiência e fazem-se muito rapidamente e sem grande trabalho. Acompanham-se bem com uns espargos, salada, chips de courgete, cenoura ralada e são excelentes para quem tem de levar refeições para o trabalho, pois são como salgadinhos que ficam deliciosos mesmo depois de frios!
Experimentem ;)