Ansiedade/Stress vs Alimentação
Quando falamos de alimentação, relacionamos normalmente com acto de ingerir alimentos, com o peso, apetite, com a saúde... mas raramente ou raras as pessoas que relacionam diretamente a alimentação com sintomas de ansiedade e/ou stress.
Ora aqui, euzinha dou cartas. desde que me conheço que sou uma pessoa ansiosa com praticamente tudo. E só quem sofre deste mal sabe o mal-estar que a ansiedade provoca numa pessoa. É a falta de ar/dificuldade em respirar, é o aumento/diminuição do apetite, é o não conseguir descansar ou repousar profundamente, são as insónias, o nervosismo entre outros sintomas chatos.
O que vos posso garantir e já comprovei em 1ª pessoa é que sim, a alimentação controla diretamente o nosso estado de ansiedade/stress. Como? Simples. Estando muito ansiosa por exemplo, eu não consigo ter paz e serenidade para planear sequer refeições. Chego à cozinha e o que preparo para o meu mais-que-tudo adapto ligeiramente e como também... por exemplo se lhe preparo um bife com arroz e ovo, para mim faço 1/2 prato de salada, 1/4 com arroz e 1 ovo. Não consigo portanto, manter-me na salada apenas ou na fruta para a refeição. Esta situação leva-me ao aumento da ansiedade, porque a comida assim o proporciona. Andando a tarde toda mais ansiosa pela refeição errada que fiz, chego ao jantar e normalmente não consigo manter-me nos crus e tenho de voltar a comer algo cozinhado como sopa por exemplo. Mais uma vez, esta refeição cozinhada leva-me a algum mau-estar e a um peso oscilante assim como a alguma retenção de líquidos. Conclusão: acordo sentindo-me mais inchada e essa situação gera-me mais ansiedade/stress e portanto, o que me vai apetecer ao almoço é novamente algo cozinhado, que fará com que me apeteça algo cozinhado ao jantar e que fará com que eu acorde enjoada, inchada, com mal-estar e consecutivamente a apetecer-me algo cozinhado ao almoço.
E isto minhas amigas, é uma prisão... um ciclo vicioso que começando num estado de ansiedade, me leva a comer o que sei que está errado e me faz mal, que me leva a um mal-estar e inchaço, que consecutivamente me leva a viciar-me novamente em alimentos processados que nos fazem aumentar estados de ansiedade e stress e obviamente, a um aumento de peso e massa gorda corporal.
Sair desta bola de neve não é nada fácil! Nada mesmo. Mas não é impossível, já saí dela algumas vezes e preciso novamente de arranjar forma de sair outra vez. Pela minha saúde e também pelo meu bem-estar!