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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

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14
Out13

Somos o que comemos

Ancaje

 

 

Somos aquilo que comemos. A frase não foi inventada recentemente por nenhum publicitário. Pelo contrário. Hipócrates, pai da medicina, divulgou a ideia há mais de 2500 anos. E acrescentou "Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento".
"Vivemos numa altura em que há um fundamentalismo relativamente à silhueta, mas os casos de obesidade aumentam a cada dia". A provocação é feita pelo psiquiatra Carlos Mota Cardoso. "E a publicidade promove mais doenças do que saúde", diz. A pergunta surge, então, com naturalidade como ter uma alimentação equilibrada, no meio de tanta oferta?
Para a nutricionista Rosa Maria Santos, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, os conselhos são mais do que muitos e devem ser respeitados nas férias. Por um lado, não saltar refeições. Por outro, comer antes de ter fome. "Comer por antecipação é ideal para comer a quantidade certa", enuncia. O segredo está, então, na quantidade e qualidade pouco e bom.
Pequeno-almoço, almoço, dois lanches, jantar e ceia são as refeições fundamentais. Os dois lanches, por exemplo, são ideais para quem quer emagrecer. É que "ter forme engorda", refere a nutricionista. "Quando se inicia o jantar de barriga vazia, é difícil controlar a ingestão alimentar, acabando por se comer em demasia".
No leque dos conselhos insere-se a "alimentação arco-íris". Cada cor tem determinada função, e só juntando todas as cores do arco-íris é possível tirar partido de todos os pigmentos que fazem bem à saúde. A variedade é também fundamental. As saladas, por exemplo, podem ser coloridas, mas com pouco de cada cor.
Fonte: JN

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