Sabiam que...
A retenção de líquidos deve-se ao fato de acumularmos água e sódio no nosso corpo?
Os inchaços decorrem quando existe um acumular de água e sódio no corpo. Surge em casos de obesidade, falha de órgãos, problemas circulatórios e hipotiroidismo.
Confira abaixo as principais causas da retenção de líquidos:
Antes da menstruação
No período pré-menstrual, acontece uma grande variação nas hormonas femininas, principalmente a aldosterona, responsável pela reabsorção renal do sódio. Desta forma, algumas mulheres sentem-se mais inchadas e com a sensação de terem engordado alguns quilos nessa fase.
Consumo exagerado de sódio
Como a retenção de líquidos é um desequilíbrio entre a ingestão de sódio (sal) e sua eliminação pelo organismo, o excesso pode ocasionar sintomas, especialmente em pessoas com predisposição, como mulheres com período e indivíduos com problemas de tiróide, rim, coração e fígado.
Problemas circulatórios
Quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficiente para todo o corpo, o sangue mantém-se parado nas veias e acaba por sair através dos vasos sanguíneos, formando assim edemas (inchaço). Sendo assim, existe uma retenção de líquidos, porque os rins ficam prejudicados, pois recebem menos sangue. Em alguns casos, devido à má circulação, surgem varizes nas pernas.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormonas pela tioroide. Um dos sintomas desse problema é a retenção de líquidos que pode levar o indivíduo a ganhar alguns quilos. Surge também um cansaço excessivo e há aumento da pressão arterial.
Falha de órgãos causa retenção
O sódio e a água são eliminados do organismo pelos rins. Se houver algum problema com o seu funcionamento há retenção. Distúrbios no fígado causam inchaço, dada a queda na produção de proteínas que activam as hormonas redentores de sódio, que é activado pelo órgão.
Aconteceu após ter engordado alguns quilos
O sintoma ocorre muitas vezes em pessoas que estão com o peso muito acima do normal, pois a produção da hormona aldosterona está a todo o vapor. Os altos níveis dessa substância no organismo são responsáveis pela retenção de líquidos, sensação de inchaço e até mesmo pressão alta.