Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

04
Set13

Trânsito intestinal, como um relógio

Ancaje

 

 

Nesta dieta como em outras, é recorrente ouvirmos falar nos sintomas de prisão de ventre que se sentem aquando das dietas!

Primeiro ponto importante de qualquer dieta (saudável ou para emagrecimento) é que perdemos peso pelos intestinos, não pelo estômago! Logo, teremos de fazer das fibras, as nossas melhores amigas! No meu caso, incluo em todas as refeições principais e tento nas outras também, incluir sempre fibras! É mesmo muito importante e faz toda a diferença na perda de peso! Não é só mais um blá, blá, blá... Se não ingerirem fibras, o vosso peso vai estagnar, o metabolismo vai ficar mais lento, vão sentir-se inchadas e com dores de barriga e mau estar.

 

 

Função das fibras

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos e não possuem valor calórico. Os ácidos gástricos do sistema digestório não digerem completamente as fibras alimentares e, por isso, elas desempenham um papel no aumento do volume fecal e, consequentemente, no tratamento da prisão de ventre. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade e têm a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol.

A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 30g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais elaborados, cozidos e triturados.

 

 

Em resumo, acompanhem sempre as refeições com fibras e bebam muitos líquidos por dia (cerca de 2l), pois a água ou chá, farão o vosso intestino em conjunto com as fibras, funcionar como um relógio!

 

Passo então a exemplificar onde podem, tal como faço diariamente, introduzir as fibras:

 

  • Acompanhem as vossas principais refeições, com espinafres. Aprendam a cozinhar-lo de forma a poder adicionar este legume tão rico em fibra, todos os dias na vossa alimentação. Façam mistura de alface e folhas de espinafres baby por exemplo! Salteiem o espinafre como se fosse grelhos, fica delicioso salteado em azeite e alho e temperem com pimenta caiena (sempre)
  • Bebam cerca de 2 litros por dia de água ou chá. O intestino precisa de muitos líquidos para expulsar as fibras, já que elas não são absorvidas pelo nosso organismo
  • Acompanhem as vossas refeições principais com generosas saladas variadas, com tomate, alfaces, espinafre, cebola, couve roxa, etc! Ficarão saciadas por muito mais tempo e irão ingerir muita fibra desta forma
  • Salteiem pimento vermelho em azeite e alho e acompanhem um prato de carne ou peixe. Fará maravilhas ao intestino! O pimento vermelho crú, temperado junto com uma boa salada, é também excelente para o intestino
  • Adicionem sementes de chia ou linhaça em iogurtes, saladas, frutas, etc... São excelentes fontes de fibra
  • Temperem todas as carnes e peixes com alimentos termogénicos, tais como, alho, limão, gengibre ralado e pimenta caiena
  • Bebam chá verde com gengibre e limão bem gelado TODOS os dias e pelo menos 1,5l! Aconselho a beberem um grande copo logo em jejum, 2 a cada refeição e o resto ao longo do dia
  • O bróculo é também uma excelente fonte de fibra. Cozam em pouca água e acompanhem as vossa refeições com uma boa dose!
  • Ao jantar, optem por refeições mais ligeiras, à base de peixe ou ovos e sempre acompanhadas por saladas ou legumes
  • Os cogumelos são excelentes fontes de fibra também! Saceiam muito e são pouco calóricos!

 

 

Lembrem-se as fibras são as nossas melhores amigas! Sem elas, não perdemos peso! Mas se comerem muita fibra sem acompanharem com 2l de água ou chá por dia, ficarão mais inchadas e com maior sensação de mau estar, pois as fibras para sairem do nosso organismo, precisam de líquidos!

Testem adicionar as fibras em todas as refeições e verão como perdem peso rapidamente!

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D