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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

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12
Jan15

Detox integral

Ancaje

 

Hoje foi um dia dedicado ao detox integral e ao descanso do sistema digestivo. Comi unicamente fruta hoje e pouca quantidade, ainda que não tenha sentido nunca, nada absolutamente nada de fome. 

Na 6ª Feira conto contar-vos tudo acerca desta semana de 6ª a 6ª Feira.

11
Jan15

9 dias sem café

Ancaje

 

Estou desde dia 1 de Janeiro sem tocar em qualquer café, nem derivação dele. Vocês já estiveram tanto tempo sem tomar café? A sério, digo-vos isto porque acho que o bem que nos sentimos sem o café, vicia mais que o próprio... É M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A a sensação de viver sem café. Temos sempre vontade de ir para cama e dormir, bye bye insónias. Temos sempre energia pura e vibrante ao consumir fruta em quantidade, não nos faz falta o café que nos torna stressados e ansiosos. E temos sempre um constante bem-estar que não consigo descrever por palavras, só sentindo para poderem ter uma ideia.

Experimentem! Pela vossa saúde!

 

09
Jan15

Dia 8

Ancaje

 

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O nº de refeições que faço ao dia, já foi um motivo que me causava preocupação. Neste momento, vivo tranquila quanto a esse assunto e já não me preocupo mais com isso. Sei escutar o meu corpo e sei que ele é sábio. Ele pedirá alimento assim que necessitar dele, pelo que já não me causa desconforto comer apenas 2-3 vezes num dia em vez das habituais 5-6 refeições recomendadas. Sei que a minha alimentação ao ter mudado e agora ingerir alimentos densamente nutritivos e cheios de vitaminais, minerais, enzimas etc, o corpo estará sempre bem alimentado e não terei a necessidade de me preocupar com o nº de refeições.

 

Hoje fiz 2 refeições principais. E bebi chá de gengibre e limão entre refeições. Sinto-me impecável e sem apetite, embora as refeições de hoje, a do almoço principalmente, sejam sempre a exceção e não a regra. Almocei pizza (com pouquíssimo queijo é sempre uma ordem), porque acabei por almoçar fora num restaurante italiano e pronto, lá optei pela pizza. Sempre, sempre com o aviso que a pizza terá de ter quase nada de queijo. É que mesmo que eu quisesse asneirar à séria, não posso, pois já não tolero os lacticínios. O corpo rejeita automaticamente e fico afrontada, com falta de ar e ao respirar fundo, sinto um aperto na zona dos pulmões e esse mau estar permanece 1-2 dias. Sei que é da lactose e portanto não arrisco mesmo.

Quando ia a este restaurante anteriormente, a última vez foi a 30 de Dezembro, bebia sempre 1 cola zero e no fim o café expresso. Como defini em 2015 deixar de vez o café e os refrigerantes, hoje acompanhei a pizza com água e no fim não bebi o café.

2014 foi o ano em que deixei de vez de comer carne. 2015 defini que seria o ano para deixar o café e refrigerantes e desde dia 2 nunca mais toquei nestes alimentos e é para deixar de vez.

Outra coisa que queria deixar este ano, mas já não vai ser desde o início mesmo de 2015 como no caso do café e refrigerantes, é o fiambre e os chouriços/pepperoni. Estes alimentos só consumo umas 2 vezes ao mês quando consumo estas pizzas deste restaurante italiano onde fui ao almoço. Como deverei mudar radicalmente de zona onde resido, deixo para essa altura este desejo de deixar esses alimentos de vez.

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Ao jantar optei por uma enorme salada, com 2 colheres de arroz e 2 ovos. Diga-mos que o dia de hoje foi para asneiras e agora toca a reencaminhar, embora o arroz ou batatas ao jantar, acompanhados por 1 grande salada, sejam permitidos no meu plano e poderei comer sempre que desejar.

 

Creio que apartir de agora, será melhor actualizar este meu plano sempre às 6ª Feiras. Conto-vos então a cada 6ª Feira o peso perdido e as refeições que fui fazendo durante a semana. Qualquer dúvida que tenham ou algo que queiram saber, não hesitem em contactar-me aqui por mensagem ou via email: direct-ancaje@hotmail.com

 

Bom fim de semana.

 

 

 

09
Jan15

Bebe leite ou consome lacticínios? Então deveria ler este artigo!

Ancaje

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As indústrias de lacticínios americanas gastaram rios de dinheiro para convencer o público em geral que o leite é necessário por razões de saúde, mas o que não nos disseram é que para os adultos o consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidades, diabetes, cancro de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune.
Por isso, o alimento pode e deve ser evitado, sem prejuízo para o organismo.

 

O leite, particularmente o de vaca, é a mais comum das alergias a alimentos. Mesmo quando não se é alérgico o leite é frequentemente intolerado no trato intestinal e o problema vai muito além da intolerância à lactose pois este provoca inchaço intestinal, prisão de ventre e refluxo. Clinicamente, o leite, está ainda ligado ao aumento de problemas de pele (eczema), sinusite, enxaquecas e dores nas articulações.

Na realidade o leite é muito mais do que uma bebida, é um fenómeno cultural e industrial passível de ser analisado ao longo da história das civilizações.
O mito do leite espalhou-se pelo mundo baseado na crença de que é rico em proteínas e cálcio e essencial para a saúde, especialmente dos ossos.
Todavia os estudos mostram que são mais os malefícios e os efeitos nefastos à saúde do que os benefícios.
Surpreendentemente não só o corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite de vaca (especialmente pasteurizado), mas também ficou já provado que o leite pode aumentar as perdas de cálcio nos ossos. Irónico?!

Como todas as proteínas animais o leite aumenta a acidez do pH do corpo humano que por seu lado despoleta uma correcção biológica natural.
É que o cálcio é um excelente neutralizador de acidez e o maior armazém de cálcio do corpo é exactamente o esqueleto.
Assim, o mesmo cálcio que os nossos ossos necessitam para se manterem fortes e saudáveis vai ser usado para neutralizar a acidez provocada pela ingestão de leite.
Uma vez destacado dos ossos para equilibrar o pH, o cálcio é expelido pela urina causando um efeito surpreendentemente contrário ao que é advogado pelas indústrias leiteiras.

Sabendo tudo isto percebemos finalmente porque os países com menor consumo de lacticínios são também aqueles que possuem menor incidência de fracturas ósseas na população.
É triste ver que os profissionais de saúde continuam a ignorar estes factos comprovados.

O leite de vaca é para vitelos!
Graças à nossa ingenuidade e talvez aos instintos de sobrevivência adoptamos o acto dúbio de beber o leite de outras espécies. Ninguém nega a eficácia e pertinência do leite de vaca para os vitelos, mas ao contrário dos humanos estes deixam de consumir leite definitivamente uma vez que estejam crescidos… e o mesmo se aplica a todos os mamíferos à face do planeta.
Além disso cada espécie de mamífero é o próprio “designer” do seu leite que serve exactamente para a sua espécie, e isto aplica-se ao leite de vaca que contém três vezes mais proteínas que o leite humano o que obviamente tem de provocar distúrbios metabólicos nos humanos que erradamente o consomem.

Para quem insiste em manter os lacticínios na sua dieta fique pelo menos a saber que o que compram no supermercado está muito longe de ser saudável.
As vacas leiteiras recebem diariamente hormonas de crescimento e de simulação de gravidez para aumentar a produção de leite, bem como antibióticos vários para diminuir infecções provocadas pelos mais variados mecanismos e químicos a que estão expostas.
Estes materiais obrigatoriamente contaminam o leite e o seu impacto para os seres humanos que o consomem é ainda desconhecido.

Concluindo, e como explica o famoso programa “Save Our Bones Program”, ao contrário do que diz a corrente, os media e os profissionais de saúde rebanhados a repetir unicamente o que ouvem sem tentar perceber se é correcto ou não… beber leite e consumir lacticínios não é uma resposta ou uma reversão à osteoporose ou outras deficiências, bem pelo contrário.

No meio de tudo isto ressalva-se apenas que lacticínios naturalmente processados e sem adição de açúcares ou adoçantes estão já livres de acidez e os estudos atestam que o iogurte, as natas e o kefir que não possuem rBGH (hormona) têm francos benefícios para a saúde humana.

 

Fica o aviso… saia da corrente!
Investigue e pondere não consumir leite, pela sua saúde!

 

( Fonte: http://www.altamente.org/evite-o-leite-pela-sua-saude/ )

08
Jan15

Dia 7 - Detox

Ancaje

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Faz hoje 1 semana que re-comecei a minha alimentação saudável. Numa semana perdi 2 kgs e bastante volume. Acelerei bastante o meu metabolismo e melhorei a aparência da minha pele, a minha boa disposição e energia. Deixei o café de vez há precisamente 1 semana também. Quero que 2015 seja o ano em que deixei definitivamente o café. E será! Porque quando queremos muito uma coisa, só depende de nós que ela se cumpra. E eu não tenho por hábito defraudar-me a mim mesma nem a ninguém.

 

Este 7º dia começou com água com limão em jejum.

 

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De seguida, a minha 2ª refeição foi a bela salada, leve e colorida. Nunca nos sentimos mal ou pesadas depois de comer a quantidade que for, de vegetais, é incrível. Nunca nos assentam mal, nunca. 

Depois da salada e em substituição do típico café expresso, bebi uma chávena de chá que preparo diariamente após o almoço. O chá de hoje era de cavalinha/lúcia-lima, com umas cascas de limão e adoçado com mel. Substitui perfeitamente no meu caso o café e até melhor, já que o que eu procurava ao beber o café, era algo quente que me aquecesse e claro o café expresso era muito mais pequeno que a chávena de chá que bebo agora, pelo que fiquei a ganhar em muitos sentidos.

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A 3ª refeição hoje foi composta por 3 laranjas grandes. Super doces, suculentas e cheias de vitaminas (descasco sempre as laranjas com uma faca de forma a deixar a maior parte possível da parte branca que envolve os gomos da laranjas e desta forma, aproveitar o máximo possível de vitaminas que se encontram nessa parte branca). 

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Por último, para jantar, optei por um sumo verde já que tinha bastante aipo para gastar. Sei que com jantares de sumos, perco mais peso, mais volume, mais gordura e tudo de forma mais rápida. De ontem para hoje, ao jantar também 1l de sumo de vegetais perdi 700grs por exemplo.  

O sumo de hoje levou raíz de gengibre, 1 molho de aipo, 3 pepinos, 1 abacaxi, 2 mãos de espinafre bebé e 3 cenouras grandes.

Acompanhei o sumo com uma mão de cajús.

 

Entretanto já bebi mais 1 chávena de chá e talvez beba outra até me deitar.

 

 

Amanhã dia 8!

 

 

 

07
Jan15

Dia 6 - Detox

Ancaje

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Dia 6 deste meu desafio de 1 mês, em busca de uma alimentação saudável e sustentável. Sem grandes asneiras, oscilações ou recaídas. Quando encontramos a nossa zona de conforto, com tudo o que nos agrada mas saudável, tudo fica mais fácil de manter e tornar rotina. Não faço dieta. Não faço porque as dietas trazem soluções temporárias. Acabamos a dieta, acabam os resultados alcançados. Eu quero ter uma alimentação saudável, sem contar calorias ou refeições. Quero poder comer sempre que me apetece e o que me apetece e não estar confinada a cenouras, ovos cozidos ou rolinhos de charcutaria... Quero poder comer comida a sério, comida viva, cheia de enzimas e nutrientes que nos enchem de saude, boa disposição e nos levam a alcançar sem dificuldade um corpo bonito, sem gorduras ou celulites. Afinal, não é o que queremos todas?

 

Comecei o dia com 1 copo grande com água e limão. Depois, a refeição seguinte foi uma grande e variada salada, temperada com um fio de azeite e sumo de limão.

 

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 Após o almoço e em vez do habitual café (que não bebo desde dia 2 de Janeiro, início deste desafio e é para não beber mais), opto sempre pelo chá quentinho. O chá de hoje foi de gengibre (ideial para nos ajudar a subir a temperatura corporal), cascas de limão e mel para doçar. Não há gripe, constipação ou resfriado que me afecte este ano!

Pela tarde fui bebendo mais 2 chávenas deste chá!

 

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A terceira refeição foi um batido de frutas. O meu favorito! Bananas, manga, maracujãs, tâmaras, bagas goji e água. Simplesmente delicioso.

 

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 Para a última refeição, optei pelo sumo de vegetais hoje. Esta manhã tinha mais 200grs que ontem (sei que é retenção por estar naquela fase do mês) o que não é nada é apenas 1 copo de água, mas ainda assim, preferi jogar pelo seguro e beber 1l de sumo. O sumo levou 1 abacaxi, 7 cenouras, 1 beterraba grande, raíz de gengibre e 4 pepinos.

Depois do sumo, comi 1 mão de cajús e cerca de 1h depois bebi outra chávena de chá. Ainda deverei beber outra antes de ir para a cama e por hoje é tudo.

 

Amanhã dia 7! ( o tempo voa...)

 

07
Jan15

Dia 5 - Detox

Ancaje

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O dia hoje foi passado com muitas dores de cabeça (típicos sintomas de detox mas também no meu caso, típicas dos primeiros dias de período). São dias complicados não vou negar, mas aguentam-se.

 

Em jejum bebi a habitual água com limão. Depois, passado uns 20-30min. bebi um sumo queimador de gordura (laranjas + toranjas).

 

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A 2ª refeição foi um batido com 3 bananas, maçã, tâmaras, canela e água.

A 3ª refeição foi metade do batido, já que não consegui beber-lo todo na refeição anterior.

 

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Depois durante a tarde foi bebendo chá de tília com limão e mel, para ajudar a manter o corpo quente.

 

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A 4ª refeição foi uma sopa (que se passa hoje que está um frio de racahar?) bem quentinha.

Durante a noite bebi outra chávena de chá de tília com limão e mel e comi ainda 1 banana, dado que tive de tomar um medicamento para a enxaqueca.

 

Amanhã dia 6.

06
Jan15

Dia 4 - Detox

Ancaje

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Hoje, 4º dia do detox já tinha menos 2kg que na 6ª feira de manhã :) nada mau!

Então a nível alimentar comecei por uma salada variada, temperada com um fio de azeite virgem extra.

Depois umas horas mais tarde, bebi 1 chá de limão com mel. É sempre uma excelente opção para nos ajudar a aquecer.

Na refeição do jantar optei por 2 filetes de pescada pequeninos e legumes cozidos.

Depois do jantar bebi mais 2 chávenas de chá de limão com mel, preparado na minha chaleira nova :) ihihihihi

 

Amanhã, dia 5!

04
Jan15

3º Dia - Detox

Ancaje

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3º dia de detox cumprido. Comecei mais uma vez em jejum com um copo grande de água com sumo de limão. Depois a 2ª refeição foi o meu batido favorito com uns moranguinhos a alegrar e a vitaminar ainda mais o batido que também tinha bananas, manga, maracujãs, tâmaras e água.

 

A 3ª refeição foi um resto de batido que ficou da refeição anterior e que serviu perfeitamente para tapar aquela fomita pequena que me encontrava.

 

A 4ª refeição foi igual para os 2 cá em casa. 2 romãs e 1 laranja, para cada 1.

 

Bebi também 1 chá de limão com mel de tarde e outro à noite. E assim se passa na perfeição um belo Domingo solarengo de Inverno.

 

Amanhã 4º dia de detox e dia de compras... sei que irei comer a minha primeira refeição livre com esta saída... mas que importa se for para que eu esteja feliz que seja! A minha alimentação saudável e o meu foco nela, não vão alterar por causa destas refeições que me permito quando saio e se proporciona.

 

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