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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

21
Abr14

Macieira

Ancaje
Apresento-vos a minha nova macieira :)! Plantei-a há 15 dias, as sementes são de uma maçã Royal Gala, as minhas favoritas e vejam só como está apressadita para conhecer o mundo!
Espero agora que não e envergonhe e que cresça cheia de força e vitalidade.
As flores ainda não deram o ar da sua graça, mas estou a aguardar pacientemente por esse dia!
 
20
Abr14

Bolo de chocolate

Ancaje
Não escapei a preparar pelo menos 1 doce na Páscoa... tanto resisti ao meu folar que não fiz (regueifa doce) e não me escapei de fazer um bolo de chocolate ao MQT!
Comi 1 fatia fininhaaaa até porque não ligo nada de nada a chocolate, mas este estava qualquer coisa...muito bom e húmido, com chá verde e pronto, está feita a minha Páscoa por este ano!
Amanhã começamos o nosso esperado e desejado PBL (Plano Barriga Lisa) e tenho a certeza que daqui a 4 semanas, já terei a minha barriga e corpo de sonho!
Para quem quiser experimentar esta delícia, cá vai a receita:
Ingredientes:

Massa
Farinha: 2 Chávenas
Fermento: 1 Colher de café
Açúcar: 1 + 1/2 Chávenas
Chocolate em pó: 1 Chávena
Ovo: 4
Leite: 1/2 Chávena
Nata: 1/2 Chávena
Óleo: 1 Chávena mal cheia

Molho
Açúcar: 5 Colheres de sopa
Chocolate: 4 Colheres de sopa
Leite: 7 Colheres de sopa
Margarina: 2 Colheres de sopa
 
 

Preparação:

Numa taça misturar a farinha, o fermento, o açúcar e o chocolate em pó. Depois de bem misturado com uma colher de pau adicionam-se os ovos inteiros previamente batidos, ao preparado. Bater muito bem. De seguida, adicionar o leite e as natas e por fim o óleo. Bater com a batedeira até o preparado estar cremoso. Untar uma forma com manteiga e farinha e levar ao forno durante 45/50 minutos a 200 graus. Assim que estiver pronto retira-se o bolo do forno e ainda na forma pica-se o bolo com um pauzinho ou um ferrinho. Reservar.

Num tachinho derrete-se a margarina e adiciona-se o leite. Adicionar o açúcar e o chocolate. Retirar do lume mal comece a ferver. Ainda quente, verter o molho por cima do bolo e esperar uma hora para que o bolo absorva o molho.
Desenforme e sirva.
 
20
Abr14

Cabrito Assado no Forno

Ancaje
O almoço por cá, foi o tradicional cabrito assado no forno com batatinhas e arroz de açafrão! Servi clarooo com muita salada e laranjas! Acompanhei com água, para o estrago ser menor!
E por aí, como está a ser o vosso dia de Páscoa?
19
Abr14

Plantar Aipo

Ancaje
O que costumam fazer à rosa de aipo? Se não sabem o que é, a rosa de aipo é a base do molho dos talos de aipo. Normalmente cortamos os talos para os sumos e na base fica uma rosa. Pois bem, agora já tenho destino para as minhas rosas de aipo e partilho convosco a minha dica! E que tal, plantarmos o nosso próprio molho de Aipo?
É super super simples. Pegamos na rosa de aipo e colocamos em água. A água deve cobrir apenas até meio da rosa. Deixam ganhar umas folhinhas e passem a rosa para a terra! Podem mesmo plantar-la num vaso pequeno!
19
Abr14

Almôndegas no forno (com nenhuma gordura adicionada para assar)

Ancaje
Almôndegas no forno (com nenhuma gordura adicionada para assar)
Coloquem a carne picada magra de vaca num recipiente e temperem com uma pitada pequenina de sal (usei flor de sal), pimenta, salsa picada, pimenta caiena, pimentão doce e oregãos! Misturem bem e formem as almôndegas. Levem ao forno pré-aquecido a 160ºC, em base de papel de alumínio. Deixem assar uns 20 minutos e virem a almôndegas a meio da assadura.
Se desejarem, antes de retirar do forno, acrescentem um pouco de mozarella light e deixem derreter.
Sirvam com uma grande salada!
19
Abr14

A nossa alimentação e os que nos rodeiam

Ancaje

 

 

Por muito felizes que estejam fazendo uma alimentação RAW (crua), não a devemos impor a ninguém, nem sequer tentar animar ninguém a experimentá-la. Cabe a cada pessoa decidir o que deseja comer, que saúde quer ter ou que energia... por muito felizes que estejamos com os resultados que obtemos, as outras pessoas, mesmo família chegada, não vai olhar-nos com bons olhos se quisermos falar sobre isso. Já ultrapassei a fase de ficar mesmo triste, por falar e levar resposta dos mais próximos do género, "ai e o teu MQT vai nessas tretas?" ou silêncios enquanto super felizes contamos o que comemos e como nos sentimos... Portanto amigas, não vale mesmo a pena! Sejemos felizes connosco apenas, com a nossa boa alimentação e por experiência sei que mais dia menos dia, essas mesmas pessoas começam a vermos tão bem, tão definidas, que nunca adoecemos, com boa cara, bonita pele, mais jovens e acabam por vir fazer-nos perguntas... :) é esperar para ver!

 

 

17
Abr14

Irresistíveis Bikinis by Calzedonia

Ancaje

 

Começa a ser difícil resistir-lhes... falo de bikinis claro e de saídas de praia, túnicas de praia, cafetãs, toalhas giras e tudo o que rodeia o tema Praia!

Estou definitivamente perdida de amores, uma vez mais, pela colecção de bikinis da Calzedonia! Acho que este será o ano em que deixo de parte os meus bikinis Água Doce e me entrego de corpo e alma aos Calzedonia!

Para isso bastam só 2 coisas: eleger o modelo e a cor e que me fiquem bem clarooo!

 

Estou muito indecisa quanto à cor, gosto dos azuis, rosas e vermelhos, já quanto ao modelo tenho uma ideia muito concreta do que quero este ano. 

Ficam aqui alguns dos modelos da nova colecção!

 

16
Abr14

Vitamina B12

Ancaje

 

 

O Que Todos os Veganos e Crudivoristas Devem Saber Sobre a Vitamina B12

Uma ingestão muito baixa de vitamina B12 pode provocar anemia e danos no sistema nervoso.

A maioria dos veganos ingere uma quantidade de vitamina B12 suficiente para evitar anemia e danos no sistema nervoso, mas muitos não ingerem a quantidade suficiente para minimizar potenciais riscos de doenças cardiovasculares ou complicações durante a gravidez.

 

A solução?

Ingerir 2-3x por semana batidos com pólen de abelhas! 1 colher de sopa por batido, cobrirá as nossas necessidades da Vitamina B12.

Também temos superalimentos ricos em B12. Nenhum crudívoro ou vegano tem desculpas para vir a sofrer dessa deficiência em B12. Poderemos cobrir também facilmente as nossas necessidades de B12 com superalimentos como a Clorela que é rica nesta vitamina ou a Spirulina. Acrescente, uma colher de sobremesa destes superalimentos num batido dia sim, dia não e terão também cobertas as necessidades de B12.

Depois, outra opção é comer 1-2 ovos por semana, cozidos e acrescentar à salada do jantar.

E por último, existem umas cápsulas de suplemento de B12 nas farmácias. Bastarão 2-3 cápsulas por semana e estarão cobertas as necessidades de B12.

 

 

Sintomas de Deficiência de B12

A deficiência clínica de B12 pode provocar anemia ou danos no sistema nervoso. A maioria dos veganos ou crudivoristas consome B12 suficiente para evitar deficiência clínica. Dois subgrupos de veganos encontram-se em particular risco de deficiência: veganos de longa data que evitam alimentos enriquecidos (tais como crudívoros ou veganos macrobióticos) e bebés em fase de amamentação de mães veganas cuja ingestão de B12 seja reduzida.

Em adultos, os sintomas típicos de deficiência incluem falta de energia, uma sensação de formigueiro, dormência, sensibilidade reduzida à dor ou pressão, visão nublada, maneira de andar anormal, língua irritada, fraca memória, confusão, alucinações e mudanças de personalidade. Muitas vezes, estes sintomas desenvolvem-se gradualmente num espaço de vários meses a um ano antes de serem reconhecidos como tratando-se de sintomas de deficiência de B12, sendo normalmente reversíveis com a administração de B12. Contudo, não existe nenhum conjunto de sintomas inteiramente consistente e fiável e existem casos de danos permanentes em adultos, resultantes de deficiência deB12. Se suspeitar de algum problema, procure um diagnóstico recorrendo a um médico, pois qualquer um destes sintomas pode dever-se a outras causas que não deficiência de B12.

 

No entanto, a defeciência de B12, não creio que seja um problema nem para mim, nem para as meninas que seguem os meus planos, pois nenhuma é 100% vegan ou crudívora e mesmo com planos como POB ou PRA, temos sempre umas refeições livres por semana, onde todas incluimos alimentos de origem animal. No entanto, os superalimentos referidos e o pólen de abelhas em batidos, darão sempre uma ajuda na reposição dos valores da B12 no nosso organismo!

 

 

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