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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

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24
Fev14

Como consumir Fruta mediante o tipo de alimentação que fazemos

Ancaje

 

 

Quando o assunto é o consumo de fruta, normalmente as pessoas sabem onde encaixá-la e como combinar os diferentes tipos entre si, numa alimentação totalmente crudívora. No entanto, as dúvidas sobre a fruta surgem sempre que se trata de uma dieta que ainda contém pão, alimentos cozinhados e por vezes, carnes, peixes, ovos...

Que quantidade de fruta devemos então consumir se ainda comemos alimentos cozinhados? Como combinarmos os diferentes alimentos? O que está na origem dos problemas intestinais e excesso de gás, que muita gente em fase de transição experiencia, assim que aumenta o consumo de fruta?

 

Hoje pretendo responder resumidamente a todas estas questões, deixando-as com indicações claras sobre a maneira de introduzir fruta na vossa alimentação, dependendo da percentagem de alimentos crus e cozinhados que atualmente consome cada uma de vós.

 

 

 

CONSUMO DE FRUTA NUMA ALIMENTAÇÃO 100% CRUDÍVORA

Se já estão num patamar em que praticamente a totalidade da vossa alimentação é constituída por fruta madura, vegetais frescos e crus e alguns frutos secos e sementes, provavelmente por esta altura já tiveram a oportunidade de limpar bem o sistema digestivo e perceber que quando tudo está a funcionar no seu melhor, não precisamos de nos preocupar muito com a maneira de combinar entre si diferentes tipos de fruta, ou fruta e vegetais. Tanto a fruta, como os vegetais são ricos em água e fibra, e quando os intestinos não estão obstruídos, não há motivos para criar fermentação, inchaço ou excesso de gás. O que entra é facilmente digerido, absorvido e eliminado, sem causar qualquer incómodo.

 

O único aspecto que devemos ter em consideração com uma alimentação totalmente crudívora não é tanto na combinação entre diferentes tipos de fruta, nem mesmo entre fruta e vegetais, mas sim – entre fruta e gorduras. Evitem a combinação entre fruta e gorduras (ex.: frutos secos, sementes, abacates), a não ser que se trate de uma sobremesa pontual ou a excepção de uma salada que por acaso combina abacate, vegetais de folhas verdes e fruta. O importante é que por norma evitem combinar a fruta com gorduras. Combinem as gorduras em estado cru com os vegetais e saladas variadas, pois esta é a melhor forma de serem digeridas sem causar problemas.

 

 

CONSUMO DE FRUTA NA FASE DE TRANSIÇÃO

Se estão em fase de transição e já aumentaram o vosso consumo de fruta, conciliando-a com alguns pratos cozinhados, uma ou outra refeição pontual com alimentos refinados e processados ou até mesmo algum bife ou peixe que ainda não eliminaram da alimentação, há alguns aspectos que precisam de ter em atenção:

 

1. Problemas digestivos e sensação de enfartamento. Ao aumentar o consumo de fruta, provavelmente já tiveram pelo menos uma ou outra ocasião em que se sentiram inchadas, com algum mal-estar abdominal, excesso de gás ou sensação de estar desconfortavelmente cheia. Se já sentiram isso, é porque os vossos intestinos precisam urgentemente de limpeza, devido a obstruções, fermentação e possíveis processos inflamatórios. Lembrem-se que a fruta é muito fácil de digerir e precisa de pouco tempo no estômago e intestinos até ser assimilada e absorvida. Sempre que comer a fruta muito perto, ou pior, depois das refeições cozinhadas, estará a promover processos de fermentação e putrefacção, que depois criam excesso de gás e mal-estar abdominal. A solução?

 

 

Use os recursos que tiverem disponíveis para limpar os intestinos; comam a fruta de forma isolada – apenas aos pequenos-almoços e lanches 100% crus, ou cerca de 1h antes das refeições principais; procure optar por refeições cozinhadas mais leves e simples.

 

2. Obstipação. Se já aumentaram o vosso consumo de fruta, mas ainda continuam com problemas do trânsito intestinal e prisão de ventre, avaliem a quantidade de alimentos cozinhados que comem. O nosso cólon precisa de estar sempre hidratado para funcionar bem. Os alimentos cozinhados, além de pobres em enzimas, são alimentos muito pobres em água, que desidratam e transformam tudo numa massa dura e seca, que deixa os intestinos entupidos. A solução?

 

Reduzam o consumo de alimentos cozinhados; Aumentem ainda mais o consumo de fruta, saladas, sumos e batidos; Mais água, enzimas e fibras = mais movimentos intestinais.

 

3. Sensação de inchaço e mal-estar intestinal. Se já aumentaram o vosso consumo de fruta, mas ainda continuam a sentir um certo mal-estar abdominal e inchaço, é porque precisam de avaliar também o seu consumo de água. Quanto mais inchadas se sentem as pessoas, mais tendem a evitar a água, com medo de começarem a reter ainda mais líquidos. O que se verifica é precisamente o oposto - pessoas que bebem pouca água tendem a reter mais líquidos. A solução?

 

Se aumentaram a ingestão de fruta, mas ainda consomem alimentos cozinhados e continuam a não sentir os intestinos no seu melhor, bebam mais água. Quem tem uma alimentação totalmente crua não precisa de muita água. No entanto, para quem ainda consome alimentos cozinhados, é fundamental beber pelo menos 2l de água para que tudo comece a fluir sem problemas.

 

4. Excesso de gás. Se já estão a consumir mais fruta, mas ainda mantém o consumo da sua comida cozinhada habitual (que é pobre em água e difícil de digerir), não é de admirar que esta combinação produza excesso de gás, fermentação e mal-estar. A fruta é uma companheira bastante ciumenta, que deseja sempre toda a sua atenção só para si. Sempre que a misturarem ou consumirem com mais alimentos numa fase incial da vossa transição, muito provavelmente vão ter sensação de inchaço, peso, gás e retenção de líquidos. A solução?

 

Comam a fruta fora das refeições principais (ou 1h antes da refeição); reduzam o consumo de carnes, alimentos refinados e processados, gorduras e tudo aquilo que dificulta a digestão e fermenta facilmente. Mais refeições apenas à base de fruta, vegetais e no máximo carboidratos cozinhados = maior bem-estar!

 

 

 

Contrariamente ao que possam pensar, a causa do mal-estar intestinal nunca é a fruta em si. Solucionem o problema ao consumir-la de maneira correta. Se já adotaram uma alimentação totalmente crudívora, não precisam de se preocupar demasiado com as combinações entre fruta e vegetais - em vez disso, evitem unicamente a combinação entre fruta e gorduras. Se ainda estão numa fase de transição e precisam de encaixar o consumo de fruta na vossa alimentação habitual, procurem comer-la fora das refeições principais (ao pequeno-almoço e lanches), ou então 1h antes da refeição principal. Lembrem-se que uma alimentação rica em fruta deve ser pobre em gorduras, e procurem que os vossos alimentos cozinhados sejam de origem vegetal e com o mínimo de processamento térmico.

 

Fonte: http://www.vidaemestadocru.com

24
Fev14

Leite Vegetal de Nozes - Passo-a-passo

Ancaje
 
 
 
 Leite Vegetal de Nozes - Passo-a-passo

 
 
Vamos necessitar para 2 canecas de leite, 1 mão de nozes apenas! Podem aproveitar e fazerem logo 1l de leite. Guardado num frasco de vidro no frigorífico, dura 1 semana sem estragar! Para mais quantidade de leite, aumente um pouco mais a quantidade de nozes e pronto, derá mais que suficiente para a quantidade que quiserem preparar de leite.
Neste caso preparei leite para 2 canecas, usando então uma mão de nozes.
 

 Para preparar leite vegetal necessitamos de demolhar as nozes, ( ou amêndoas, cajús, avelãs...) no mínimo 8h. Deixei a demolhar toda a noite, como se vê pela foto, ou seja, num recepiente com alguma água, tapado com um guardanapo!

 

 

 

 

 

 

Esta manhã, o aspecto da água era este!

 

 

 

 

 

Devemos então deitar fora a água que esteve demolho. Colocar as nozes na liquidificadora e colocar água mediante a quantidade de leite que desejamos preparar! 

Coloquei cerca de 600ml mas rende sempre um pouco menos!

 

 

 

 

 Depois, basta bater uns minutos e já temos leite branquinho!

 

 

 

 

 Depois basta coar este leite para um frasco ou outro recepiente! Demora 1-2 minutos a coar, é rápido mesmo!

 

 

 

 

 

Aqui está o que sobra depois de ter coado todo o leite!

Esta polpa pode ser reutilizada em batidos ou para molhos de saladas!

 

 

 

 

Colocar o leite num frasco de vidro, caso queiram guardá-lo no frigorífico para usar mais tarde!

 

 

 

 

 

Aqui está o meu rico leite! Que boa aparência com que fica! Amei! E não tem aquele cheiro enjoativo do leite de vaca, nada de nada, não tem cheiro nenhum!

 

 

 

 

 

Aqui já me preparava para beber o meu leite quentinho com cacau! Hummm que delícia só vos digo! 0 corantes, 0 conservantes, 0 sabores artificiais! Sabia a alimento natural e sem aditivos! Muito, muito bom!

 

 

 

 

Aqui já eu acrescentava 1 colher de sopa de cacau cru e 2 pastilhas de adoçante! Poderia ter usado o Agave também ou mel, em vez de stevia, fica para a próxima! Com mel há-de ficar uma loucura também! E para quem gostar de meias de leite, aqui está a alternativa mais que saudável e light!!

 

Publicarei mais receitas de leites vegetais, no novo livro!

 

 

 

Tchim-tchimmm!
À vossa!
 
24
Fev14

A diabetes e o Crudivorismo

Ancaje

 

 

Diabetes e crudivorismo

No “O Poderoso Caminho da Cura”, do doutor Marco Natali relata que consequências da diabetes como pressão alta, obesidade, problemas de visão e prisão de ventre começaram a desaparecer depois de algumas semanas de adopção da alimentação crudívora vegan. Os especialistas falam que uma completa desintoxicação do organismo pode levar até mais de um ano, dependendo do estilo de vida que a pessoa levava e de outros fatores, como idade.

 

Outros casos apontados no mesmo livro dizem que depois de adoptar a alimentação crua, o nível de açúcar no sangue de um portador de diabetes baixou de 302 para 188. E que uma senhora em estado de diabetes avançado parou de tomar comprimidos para o pâncreas após duas semanas de alimentação crudívora, desde então suas glândulas têm produzido insulina em quantidade suficiente.

 

Os casos relatados não apresentam referências científicas e, como dissemos, não recebe muito apoio da comunidade médica, principalmente quando é sugerida uma dieta para um portador de diabetes com tanto açúcar (frutose) quanto a sugerida pelo doutor Graham. Cabe a cada um avaliar as evidências, lembrando sempre de consultar médicos e nutricionistas antes de tomar qualquer decisão.

 

Fonte: http://eumesintobem.com.br/crudivoristas-afirmam-reverter-a-diabetes/

 

 

Mais informações sobre Crudivorismo e a cura da diabetes, pode ser consultada no livro “There is a cure for diabetes” por Gabriel Cousens, médico especialista.

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