Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

01
Jul13

Dica - Façam das Fibras as vossas melhores amigas!

Ancaje

 

 

Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como as frutas, cereais e os legumes.

 

Frutas ricas em fibras

  • mamão, pêra, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco.

 

Outros alimentos ricos em fibras

  • Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, escarola, espinafre, nabo;
  • Legumes: abóbora, cenoura e beterraba;
  • Cereais: gérmen de trigo, aveia, granola;
  • Pão integral;
  • Feijão, grão de bico, fava e lentilha.

 

Fibras emagrecem

As fibras também podem ser usadas como suplemento em dietas de emagrecimento, porque conferem uma sensação de saciedade. A combinação das fibra solúvel e fibras insolúveis na alimentação também pode ser utilizada em caso e dietas para redução de colesterol.

As fibras podem ajudar a emagrecer porque regulam o trânsito intestinal, estimulando o seu funcionamento. Elas promovem também uma sensação de saciedade por maior período de tempo, quando comparado com alimentos pobres em fibras, como o pão branco, o leite, a massa ou bolos. Mas, pode-se encontrar facilmente no supermercado muitos alimentos naturalmente pobres em fibras, que são enriquecidos em fibras solúvel e/ou insolúvel.

 

Quantidade de fibras de alguns alimentos

  • Vagens cozidas - 3,2g de fibras/100g
  • Grão de bico cozido - 15g de fibras/100g
  • Cereais All Bran - 30g de fibras/100g
  • Morangos frescos - 2 g de fibras/100g
  • Pêra com casca - 2,8 g de fobras/100g
  • Massa cozida 2 g de fibras/100g
  • Pão de sementes 3,8g de fibras /100g
  • Nozes- 3,8g de fibras/100g

 

Função das fibras

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos e não possuem valor calórico. Os ácidos gástricos do sistema digestivo não digerem completamente as fibras alimentares e, por isso, elas desempenham um papel no aumento do volume fecal e, consequentemente, no tratamento da prisão de ventre. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade e têm a capacidade de absorver açúcares e até o colesterol.

A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 30 g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais elaborados, cozidos e triturados.

 

 

Comer fibras em excesso faz mal

A ingestão exagerada de fibras na alimentação também é prejudicial, porque pode causar oclusão intestinal e a redução na absorção de elementos importantes da alimentação, como o cálcio, zinco, magnésio, fosforo e ferro.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D