Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

 

Aqui está tudo o que precisam de saber sobre os sumos e batidos, de modo a incorporá-los na vossa alimentação de forma correcta e obter todos os seus benefícios!

  

 

1) Qual é a diferença entre sumos e batidos?

O batido é feito ao misturar fruta e água OU fruta, verduras e água, com a ajuda de um liquidificador, que permite transformar tudo numa espécie de papa mais ou menos espessa. 

 

 

O sumo é preparado com a ajuda de uma centrifugadora e permite extrair apenas isso – o sumo da fruta ou vegetais, eliminando a polpa (fibra não solúvel), que é separada do sumo com a ajuda da máquina. Tanto os sumos, como os batidos podem ser feitos exclusivamente de fruta ou vegetais, ou então ser uma mistura entre os dois. A principal diferença entre sumos e batidos é que o sumo contém pouca ou nenhuma fibra, enquanto o batido contém toda a fibra dos alimentos.

 

 

2) Porque é que precisamos de separar a fibra do sumo? A fibra é má?

A fibra não é má, em absoluto – antes pelo contrário. O nosso organismo precisa de fibras para funcionar bem. Contudo, uma alimentação viva e natural fornece grandes quantidades de fibra, e não podemos esquecer que apesar de tudo esta exige bastante energia para ser digerida e eliminada. Recomendo tanto o uso tanto de batidos como de sumos, simplesmente porque estes têm funções e benefícios diferentes e, consoante os nossos objectivos específicos, há alturas em que é melhor beber sumos, e outras em que se torna mais prático beber batidos. 

 

 

Duas questões a reter quanto à fibra: 1) A fibra é excelente para promover o trânsito intestinal mas ela atrasa a digestão, permanecendo muito mais tempo dentro do nosso corpo, quando comparada com o sumo.; 2) Embora a fibra não seja má, ela não tem qualquer valor nutricional. O seu único objectivo é ajudar a limpar os intestinos ao promover o trânsito intestinal. TODAS as vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes estão dentro do sumo – não na fibra. Porque é que precisamos de separar o sumo da fibra? Para aumentar os níveis de energia; para melhorar a absorção (especialmente em pessoas com problemas digestivos); para tratar problemas de saúde; para dar mais descanso ao organismo durante períodos de desintoxicação.   

 

 

3) Não é um desperdício deitar fora a polpa? 

De facto o nosso corpo precisa de alguma fibra para garantir um bom trânsito intestinal, mas mesmo quando não somos nós a separar o sumo da polpa, o nosso corpo faz precisamente isso. O consumo de sumos imita o funcionamento dos intestinos, que absorvem e assimilam o sumo, eliminando através do cólon toda a fibra não solúvel. Deitar fora a polpa não é um desperdício porque, especialmente em fases de desintoxicação, regeneração ou cura, é importante não sobrecarregar o organismo e consumir apenas aquilo que de facto aproveitamos, eliminando o resto. Se ainda assim quiserem aproveitar mesmo a polpa, poderão sempre misturá-la com algumas especiarias e ervas aromáticas frescas, e preparar hambúrgueres vegetais ou sopa.

 

 

3) Então, o que é melhor? Sumos ou batidos?

 

 

 

 

 

O batido é mais prático no dia-a-dia, mas o sumo é mais poderoso e com ainda mais efeitos terapêuticos na hora de desintoxicar, regenerar e curar. Não se trata de uma questão de «melhor» ou «pior», mas sim, de encontrar a altura ideal para consumir ambos.  

 

 

 

4) Quaisquer frutas e vegetais são bons para a preparação de sumos e batidos?

A resposta seria: Não.

 

 

SUMOS:  No que diz respeito à fruta, faça sumos apenas de citrinosconsumindo os restantes tipos de fruta preferencialmente inteiras ou em batido.  No que diz respeito aos vegetais: podem fazer sumos de qualquer tipo de vegetais de folhas verdes e/ou outros legumes, misturando-os entre si. No sumo de vegetais pode ser incluído limão, ananás ou maçã.

 

BATIDOS: Faça batidos unicamente de 1-2 tipos de fruta OU de fruta e vegetais de folhas verdes. Evitem fazer batidos com raízes e outros legumes duros, porque o batido não será cremoso, nem muito agradável ou fácil de digerir. Guardem os legumes para os sumos e saladas, e nos batidos use apenas fruta e vegetais de folhas tenras  (espinafre, alface, rúcula, manjericão, mental, canónigos, salsa, coentros, etc) e algas (spirulina ou clorela).

 

 

5) Que máquinas usar para a preparação de sumos e batidos?

Na preparação de sumos é usada a centrifugadora e na preparação dos batidos usamos o liquidificador/varinha mágica. Relativamente ao mercado internacional, Breville 800 é considerada a melhor centrifigadora rápida, enquanto para liquidificadores, o melhor lugar continua a ser disputado há muito tempo entre o Vitamix e o Blendtec. No mercado português, a Philips e Ariete são boas marcas que podem ser encontradas facilmente.

 

 

6) Como armazenar e como transportar os sumos e batidos quando estamos fora de casa?

É inegável que o ideal é consumir tanto os sumos como os batidos imediatamente depois de os preparar. Contudo, a vida agitada e as tarefas diárias que temos hoje em dia nem sempre nos permitem fazer isso. Embora o armazenamento de sumos e batidos tenha uma perda de nutrientes associada, é importante salientar que esta é mínimaPor isso, entre beber um sumo que passou 6h no frigorífico e não o beber de todo, só porque não temos tempo de o preparar e consumir na hora, a melhor opção é sem dúvida a primeira. 

 

 

 

 

Quando sabem com antecedência que estão a preparar sumos ou batidos que só serão consumidos umas horas depois, basta terem apenas isto em consideração: 

 

1) Conservem-nos em frascos ou garrafas de vidro, nunca em plásticos, uma vez que estes últimos vão libertando substâncias químicas nocivas para a saúde;

 

2) Se conseguirem encontrar frascos com tampas de plástico em vez de metal, opte por essas primeiras, uma vez que as tampas de metal costumam deteriorar-se com facilidade, criando ferrugem que pode ser nociva se entrar em contacto com o sumo/batido; 

 

3) Procurem encher bem o frasco e, se quiserem, coloquem um pouco de película aderente para tapar o frasco, antes de colocar a tampa. Ao reduzir a quantidade de oxigénio que está em contacto com o sumo, conservamos melhor as suas propriedades; 

 

4) Conservem os frascos dentro do frigorífico durante a maior parte do tempo, principalmente se lá fora estiver bastante calor. Nos meses mais frios normalmente não há problema nenhum em transportar os frascos, mas no Verão os sacos térmicos e arcas congeladoras pequenas que podemos colocar no carro dão imenso jeito; 

 

5) Procurem consumir os sumos no máximo nas 48h após a preparação, e os batidos, nas 24h após a mesma. Em muitos livros de desintoxicação e crudivorismo poderão ler que o consumo de sumos pode ser feito nas 72h após a preparação, mas se experimentarem fazer isso na prática, vão concluir rapidamente que 24h após a preparação (e por vezes até menos, dependendo dos ingredientes) o sabor do sumo começa a alterar-se, por isso o ideal é não esperar tanto tempo;

 

6) Antes de consumirem sumos e batidos que já foram preparados há algum tempo, não se esqueçam de agitar um pouco o frasco, uma vez que os diferentes ingredientes costumam separar-se por camadas.

 

 

7) Quando consumir os sumos e batidos?

Batidos -  ao pequeno-almoço, lanches ou, aumentando a quantidade, como refeição completa.

 

Sumos verdes e de outros legumes cerca de 20-30 minutos antes de comer alimentos sólidos e preferencialmente à noite ou fim de tarde. Os sumos de citrinos – preferencialmente durante o dia, ao pequeno-almoço em jejum, terão um efeito de queimadores de gorduras.

 

 

 

 

Não optem entre sumos e batidos – eles têm características, funções e efeitos diferentes, pelo que ambos devem fazer parte da nossa alimentação! Invistam num liquidificador e numa centrifugadora razoavelmente bons e transportem a vossa saúde e bem-estar ao próximo nível!

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Sigam também pelo INSTAGRAM

Instagram

BIKINI BODY GUIDE - Kayla Itsines










Este blog está protegido por direitos de autor

Se quiser levar alguma foto, por favor entre em contacto primeiro para a devida autorização.


Calendário

Abril 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930