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Uma das grandes dificuldades que sinto que vocês têm em perder peso de forma sustentável, reside na alimentação que fazem ao fim de semana.
A  alimentação que fazemos ao fim de semana, costuma ser ligeiramente e em alguns casos, muito diferente da que mantemos à semana! Para além de refeições mais aconchegantes e calóricas, são refeições cozinhadas, logo sem enzimas e sem água. E em que é que se traduz, refeições sem água, sem enzimas e calóricas? Em peso extra, lá está! É normal, receber emails à 2ª e 3ª Feira com desabafos que de 2ª a 6ª Feira perderam 2-3 kgs mas que os recuperam durante o fim de semana!
O que quero com este post é tentar ajudar-vos a contornar essa situação!
É chato ver o esforço de 5 dias desaparecer em apenas 2!


 
Uma das razões pelas quais se engorda com as refeições do fim de semana é a falta de fibra e água que as refeições mais calórias não têm! Se fotografarem o que comem de 6ª Feira ao jantar a Domingo, verão uma coisa curiosa, pelo menos as meninas que engordam bastante ao fim de semana. É a ausência de fibras e cor nos vossos pratos! É quase certo que nas refeições do fim de semana, não acompanham com a quantidade de salada que deveriam! Pouca ou nenhuma salada nos vossos pratos calóricos, só vos conduz a 2 situações: pouca fibra e intestinos entupidos! Por um lado, as saladas e vegetais têm muita água e fibra e por outro, enquanto se come salada não se come arroz ou batata, logo, ao serem muito menos calóricos, estamos a encher o estômago com poucas calorias e nenhuma gordura! A solução?
Resumindo, dica Nº1, encham 3/4 dos vossos pratos do fim de semana com salada. Podem ter no prato arroz, ovo e um bife por exemplo, mas tentem que o vosso prato esteja cheio de salada variada e com vegetais que vos tragam prazer!

 
Ao fim de semana, se apontarem tudo o que comem e acreditem que nos será muito útil este exercício, verão como reduzem drasticamente a ingestão de água, chás, frutas e verduras. Logo, a nossa hidratação é posta em causa. E como reage o corpo a essa pouca ingestão de alimentos ricos em água? Retendo água ora nem mais! E ao reter água, inchamos e aumentamos de peso. Logo ás 2ª Feiras, dá-nos uma coisinha má quando nos pesamos! A solução?
Resumindo, dica Nº2, antes das refeições, uns 30 minutos antes, bebam um copo cheio de água ou uma caneca grande de chá. Isto irá fazer com que ajudem o corpo a conter os níveis de água que ele precisa e ao mesmo tempo, estarão a encher o vosso estômago com 0 calorias! Seria importante também, começarem o dia com 1 copo cheio de água morna e umas gotas de limão. São pequenas coisas que todas juntas farão toda a diferença no peso de 2ª Feira!
Na dieta dos 31 dias, quando temos o dia da asneira, asneiramos num só dia. Agora, quer estejam a fazer um PRA, POB, reeducação alimentar ao vosso jeito ou a D31, devem ter atenção, para não começarem as refeições livres à 6ª Feira e acabarem só no Domingo à tarde. Acreditem que tenho visto casos que assim o fazem e depois ficam tristes com os resultados do peso à 2ª Feira. Para tudo tem de haver bom senso. Fazer um fim de semana livre com as refeições que vos apetece a toda a hora, é lógico que se vai repercutir no vosso peso e mandar pela janela, todo o peso perdido durante a semana! A solução?
Resumindo, dica Nº3, se tiverem um jantar na 6ª Feira à noite por exemplo, bebam um batido de frutas antes de sair de casa ou se fazem a D31, façam um pequeno lanche antes de sairem. Ao chegar ao restaurante, peçam logo uma água e vão bebendo enquanto não chega a comida, mesmo que acompanhem a refeição com sumo ou vinho, peçam água também e bebam a garrafinha pequeno toda, até que chegue o jantar à mesa.
Caso não tenham nenhuma saída na 6ª Feira, no Sábado, poderão optar por exemplo, pelo pequeno-almoço livre e o almoço também. Mas tentem não fazer refeições livres ao lanche e jantar, já que é quase certo que no Domingo vão comer algo fora do regime habitual, como é o caso do almoço em família!
No Domingo, tentem fazer o pequeno-almoço dentro do regime que estão a fazer à semana e almocem tranquilamente o que vos apetecer, junto dos que mais amam. Se tiver MESMO de ser, lanchem o que mais gostarem e ao jantar, cumpram com o vosso regime novamente. Aqui a preferência iria sobre um sumo verde, mas se não tiverem centrifugadora, optem por um jantar de apenas salada por exemplo, mesmo para quem estiver na D31, seria este um excelente jantar.
Hidratem-se bem ao fim de semana! E porquê? Porque vão certamentamente ingerir muitos alimentos cozinhados, logo, pobres em água! Ao ingerirmos alimentos pobres em água, se não aumentarmos o consumo de água, iremos reter líquidos! A maior parte das pessoas que têm metabolismo mais lento, trânsito intestinal dificultado e irregular ou uma digestão mais demorada que o normal, simplesmente bebem pouca água durante o dia. Ao não beber água suficiente torna-se muito fácil que toda a comida se transforme numa massa consistente e dura (especialmente para quem come pão, massa, arroz e alimentos refinados e processados), o que nos deixa rapidamente "entupidos" e presos. Para reverter esse efeito, 1) aumentem o consumo de água; 2) comam alimentos ricos em água e fibra, tais como fruta madura e suculenta (os citrinos, kiwis e maçãs são excelentes para o efeito), e vegetais frescos e estaladiços (principalmente aipo, sumo de cenoura e beterraba ou qualquer tipo de verdura). A obstipação e o trânsito intestinal pouco regular e dificultado são um sinal de alarme de que o cólon precisa urgentemente de limpeza, descanso e alimentos de densidade nutricional superior, ricos em água e fibra. Os sumos verdes são uma das melhores opções para (re)hidratar o cólon, fornecendo as vitaminas, minerais e enzimas necessários. A solução?
Resumindo, dica Nº4, bebam pelo menos 1,5l de água em cada dia da semana, mas PRINCIPALMENTE ao fim de semana! Continuem a ingerir o vosso chá habitual, de preferência chá verde, com gengibre e limão, umas 4 canecas por dia. É muito importante, manterem-se hidratadas quando vão ingerir refeições cozinhadas e calóricas! Como sabem, perdemos peso pelos intestinos e se os tiverem obstruídos, ingerindo pouca água e fibra, irão aumentar de peso muito facilmente. Já o contrário, se ingerirem 4 canecas de chá por dia e pelos menos 1,5l de água, irão notar bem as diferenças no peso na 2ª Feira. Ouro sobre azul, seria se bebessem também, pelo menos 1 sumo verde no Sábado e outro no Domingo! Os sumos verdes, podem ser bebidos por quem está a fazer a dieta dos 31 dias e são excelentes para um bom trânsito intestinal e para eliminar naturalmente bastantes gorduras!
Anotem tudo o que comem! Este exercício é fantástico, acreditem! Antes, quando não anotava o que comia, intrigava-me porque estava eu inchada, ou porque teria aumentado 1kg no fim de semana, se afinal "nem tinha comido nada demais"! Pois é minhas lindas.... isto pensamos nós! Se anotarem tudo o que comerem durante o fim de semana, de preferência seria de toda a semana como eu já faço, vão deixar de estar irritidas aquando a pesagem pós fim de semana. Vão deixar de culpar o plano que seguem que "não funciona" e vão perceber que afinal, "não funciona" apenas pelo que ingeriram nesses 2 dias apenas! A solução?
Anotem tudo o que comem pelo menos de 6ª Feira a Domingo! Marquem com um marcador fluorescente, todas as refeições livres que fizeram e tentem não ter mais que 3 (quer sejam pequenos-almoços, lanches, almoços ou jantares)! Se passarem das 3 refeições marcadas como "asneira", não se admirem depois com o peso extra na 2ª Feira ;)! Tirem prazer das refeições que fizerem como livres! Saboreiem bem e disfrutem! Desta forma, irão sentir-se saceadas e felizes e prontas para ao lanche e jantar, portarem-se bem!
Tentem ir para a cama sempre com a barriga vazia! Emagrecemos muito pelo que comemos apartir das 18h00! Acreditem! Deitarem-se sempre com o estômago livre de alimentos sólidos, irá fazer com que para além de perderem MUITO mais peso, conseguirão manter o peso depois de alcançarem o peso certo, muito facilmente e sem esforço. Quando nos deitamos e ainda estamos a fazer a digestão de alimentos sólidos, não teremos um descanso 100% eficaz nem reparador, para além que teremos mais peso na manhã seguinte! A solução?
Resumindo, dica Mº5, tentem sempre ir para a cama cedo e com a barriga vazia. Jantem pelas 20-20h30 no máximo e depois do jantar, bebam apenas chá! Em dia em que se deitem um pouco mais tarde, como normalmente acontece ao fim de semana, tentem beber apenas 1-2 copos de sumo (verde-laranjas). Isto seria o ideal mesmo. Se a fome for muita, bom optem por umas peças de fruta (do mesmo tipo) que sejam de mais fácil e rápida digestão como maçãs e pêras!
Estes são os meus truques para não ganhar peso no fim de semana. No entanto, mesmo quando ganho 700-1000grs, sei que na 3ª Feira já os terei perdido e tudo graças ao dia de líquidos que faço religiosamente todas as 2ª Feiras. Portanto, caso consigam, queiram ou vos apeteça perder rapidamente qualquer peso ganho no fim semana, outra dica que têm é fazer um dia a líquidos ás 2ª Feiras!
Espero que vos tenha ajudado com este post e que apartir de agora, não recuperem o peso perdido durante a semana, com os fins de semana!
Vamos testar já este próximo fim de semana?

 

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