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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

27
Ago14

Omelete de fiambre de frango com espargos verdes


Ancaje

Para o jantar de hoje, preparei uma omelete com 3 claras, cebola picada e 2 fatias de fiambre de frango. Acompanhei com alface, cebola, 4 espargos verdes e 1 colher de arroz (que saudades de arroz que eu tinha). A omelete foi cozinhada sem qualquer gordura e os espargos foram descascados previamente e cozidos por 5-6 min. 
Estou a previligiar bastante o consumo diário de espargos verdes. Além de fazerem muito bem aos rins e de serem um diurético natural, ainda são dos vegetais mais alcalinos que existem.

Os espargos têm sido utilizados para tratar problemas que envolvem inflamações e inchaço, tais como artrite e reumatismo, nada mais oportuno para eu consumir portanto e também podem ser úteis em problemas de retenção de água.
O espargo é também um alimento saudável para a flora intestinal e contém um tipo especial de carboidrato, a inulina, que, por não ser digerida pelas enzimas do intestino humano, é considerada como uma fibra alimentar solúvel, que, ao alcançar o cólon, é utilizada pela flora microbiana, bifidobactérias e lactobacilos, bactérias benéficas para o nosso intestino grosso. Assim, quando a nossa dieta é rica em inulina, dá-se o crescimento e o aumento da actividade destas bactérias amigáveis, logo, se os intestinos passam a funcionar melhor, passamos também a emagrecer de forma mais rápida e facilmente.
Quanto maior for a população destas bactérias promotoras de saúde mais difícil será para as bactérias nocivas conquistar um lugar no nosso trato intestinal.
O espargo é um também por excelência, um lutador contra defeitos congénitos! Assim se estão a pensar engravidar ou se estão no estágio inicial da gravidez, façam dos espargos uma adição frequente das vossas refeições.
Uma chávena de espargos fornece-nos cerca de 263 mg de ácido fólico (vitamina B9 ou vitamina M) que é essencial para a divisão celular adequada, pois é necessária na síntese do ADN. Sem ácido fólico, as células no sistema nervoso do feto não se dividem correctamente. E nada melhor que ingerir ácido fólico de forma natural evitando assim, a toma de medicamentos!

26
Ago14

Salada de atum


Ancaje

Hoje para o almoço, optei por uma salada. Como cozi ovos para o MQT cozi mais 2 para mim e usei como costume apenas as claras cozidas e juntei um pouco de atum em água!
Das refeições que mais repito e gosto sem dúvida! É rápido, fácil e simpes de preparar. Ao mesmo tempo é saciante e leve!
26
Ago14

Bolinhos de Bacalhau com 0 gordura


Ancaje

Ando numa fase de explorar a quinoa real e tinha umas paletes de bacalhau desfiado para dar uso. Deixei de molho todo o dia o balhacau e mudei a água 3 vezes ao longo do dia. Para o jantar, tinha então planeado preparar uns bolinhos de bacalhau no forno, feitos com 0 gorduras!
Comecei então por cozer a quinoa em água (o dobro de água para a quantidade de quinoa que usarmos) e flor de sal e juntei 1/2 courgette à quinoa. Deixei cozinhar em lume brando por 15 minutos! Entretanto, fui desfiando o bacalhau e piquei 1/2 cebola muito finamente. Misturei tudo numa taça e temperei com pimenta branca. Queria ter acrescentado salsa, mas não tinha em casa. Também podem acrescentar 1 ou 1/2 ovo batido para ligar melhor, eu não usei, porque não como gemas há 15 dias (por serem muito ácidas e ando a evitar alimentos ácidos).
Entretanto, passados os 15 minutos, suficientes para cozer a quinoa e a courgette, passem-nos por um passador ou coador e espremam bem. Como a courgette tem muita água, sairá sempre água e a ideia é que fique o mais escorrido possível. Esmaguem bem a quinoa e a courgette com uma colher, a courgette vai ficar em puré imediatamente. Juntem depois a mistura à taça com o bacalhau e cebola. Amassem tudo com as mãos e formem bolinhos para irem ao forno. Eu levei ao forno pré-aquecido a 200ºC num tabuleiro de forno com papel vegetal e deixei assar por 15 minutos.
Ficaram douradinhos, estaladiços e deliciosos! Adorei a experiência e fazem-se muito rapidamente e sem grande trabalho. Acompanham-se bem com uns espargos, salada, chips de courgete, cenoura ralada e são excelentes para quem tem de levar refeições para o trabalho, pois são como salgadinhos que ficam deliciosos mesmo depois de frios!
Experimentem ;)
25
Ago14

Receita de Quinoa com legumes


Ancaje

Ando a descobrir a quinoa... tarde eu sei, mas prometo compensar o tempo perdido explorando e inventando receitas a meu gosto e partilhando-as com vocês!
Eu adoro arroz, de todas as formas e feitios. Ora, tendo que evitar, a melhor opção para substituir o arroz é a quinoa real. Este cereal é multifacetado e pode fazer-se inúmeras receitas com ele, para além de ser um superalimento, cheio de benefícios para o nosso organismo!
 

quinoa é rica em vitaminas e minerais como ferro, magnésio, zinco e potássio. Além disso, tem apenas 374 calorias por cada 100 gramas.

 

Passo a explicar-vos então depois de referir as suas características, como cozinhar a quinoa de forma correta?

 

A Lavagem: Mesmo que a maioria das quinoas embaladas, já tenham tido uma pré-lavagem, é importante enxaguar as sementes para retirar a saponina. Para isso basta encher uma tigela com água quente, adicionar a quinoa e deixar de molho por 2 minutos, depois enxague bem mexendo com as mãos para tirar todas as impurezas e saponina.

 

O Preparo: Adicione água, no dobro da quantidade de quinoa e deixe a água ferver, coloque depois a quinoa e o sal, e mexa de vez em quando até levantar fervura. Assim que ferver, tampe e baixe o lume e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Deixe descansar com a tampa fechada por 5 minutos antes de servir. Tal como se faz com o arroz.

 

Atenção: A quinoa deve estar pronta quando ficar transparente com linhas brancas em volta.

 

Depois de Pronto: Solte os grãos com um garfo e sirva.

 

Onde Usar: Substitua o arroz pela quinoa ou prepare saladas e outras receitas com este grão, já que ele é bem versátil.

 

 

Hoje preparei para o meu jantar, quinoa com legumes e grelhei uns espargos verdes e juntei 3 sardinhas em lata. Fácil, rápido e amigo da linha!

Podem fazer esta receita ou alterar os legumes por cogumelos por exemplo, como preferirem, estando a fazer a Dieta dos 31 Dias.

 

 

25
Ago14

Choque ao metabolismo com novos alimentos


Ancaje

Após uma longa temporada de 80% da minha alimentação diária ser com base em frutas, chegou a altura de dar um choque ao metabolismo, para o fazer queimar mais massa gorda e diminuir mais o volume geral do corpo! Para isso, irei fazer durante 15 dias, uma alimentação com base em alimentos integrais e portanto, previligiar muito a fibra, aumentando a saceadade sem comprometer os resultados!
Com base nesta alteração na minha alimentação, comprei este fim de semana pão integral de cereais, tostas integrais em pacotes individuais de 4 tostas muito prático para lanches fora de casa, bacalhau desfiado (quero fazer uns pastéis de bacalhau com quinoa que quer-me parecer vão ficar divinais), atum ao natural, queijos light, fiambre de aves, quinoa real e milho para pipocas (amoooo).
Vou estar atenta à reacção do meu corpo a este choque, mas tenho a certeza que ele vai reagir bem e da forma como pretendo! Isto tudo aliado ao facto de estar a fazer o Plano da Kayla Itsines e que daqui a 15 dias já estarei na 5ª semana, espera-se grandes resultados, que partilharei sempre aqui com vocês!
E por aí? Alguém a precisar de dar um choque ao metabolismo?
25
Ago14

Resultados após 2 semanas de treino do Plano da Kayla Itsines


Ancaje

 

Acho que é notória a diferença entre o dia zero e após exactamente 15 dias. Quando comecei os treinos, andava numa fase que me sentia mal, inchada, a tomar medicação para as dores articulares e como tenho gastrite, tinha sempre de comer juntamente com a medicação de 8 em 8 hora, o que me levou a um inchaço e mal estar insuportáveis. Então decidi avançar com este plano e dar fim à minha sedentariedade e a boa hora o decidi. Não me arrependo nem por 1 segundo dessa decisão e quanto acabar este plano de 12 semanas, irei adquirir o novo Plano que a Kayla está a elaborar para mais 12 semanas, como continuação para quem acabar o primeiro Plano.
Hoje inicio a 3ª semana do Plano (o tempo voa) e estou cheia de vontade por chegar à 4ª semana! Acho que apartir de agora, a cada semana as diferenças serão sempre abismais. Eu notava diferenças na roupa e no corpo, mas só hoje ao fazer as fotos, pude certificar-me que de facto existiam diferenças e muitas!
E atenção que não andei 15 dias a saladas. Podem ver algumas das minhas refeições no INSTAGRAM, mas comi 2 vezes na pizzaria, 2 vezes bolos em pastelarias, lasanha de legumes, torta de chocolate e morango, bacalhau com batata frita, enfimmm só não toquei mesmo foi na carne. Já não toco em carne há 15 dias e não me faz falta felizmente!
Quem quiser o Plano eu adquirir no site da PT Australiana e ficou quase por 60 euros. Tenho os 2 Planos, o de exercícios e o alimentar e disponibilizo-os por 15 euros para quem os quiser!
Mais informações por email: direct-ancaje@hotmail.com ou consultem este post!
25
Ago14

Amanhã muitas novidades


Ancaje

 

Pois é, esta 2ª Feira, trarei muitas novidades aqui ao blog! Publicarei fotos do dia 0 do plano da Kayla e foto após 2 semanas de exercícios. Também vos comentarei as mudanças alimentares que farei nas 2 próximas semanas e falarei da introdução de novos alimentos na minha alimentação.

 

Vão querer espreitar? É já esta 2ª Feira!

 

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