Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

Ancaje - Vida Saudável

07
Mar14

Como eliminar a gordura abdominal?


Ancaje

Hoje venho falar-vos de um orgão extremamente importante no nosso corpo, ainda que a maioria de nós, conheça sequer quais as suas funções!

Hoje, abordaremos as funções e a importância, do fígado no bom funcionamento do nosso organismo.

 

Sabem aquela gordura subcutânea que sentimos e ao pressionarmos a pele da zona abdominal? Aquela gordura que sentimos entre os nossos dedos? Pois bem, se sentem sempre uma camada de gordura de vários centímetros, independentemente daquilo que comem, o problema pode não ser o vosso estômago, mas sim, do fígado.

Muitos de nós desconhecemos por completo a importância que o fígado desempenha na desintoxicação continua e manutenção do peso ideal. Este é sem dúvida um dos órgãos mais sobrecarregados dentro do nosso organismo, bem como um dos que conseguem desempenhar mais tarefas ao mesmo tempo.

 

 

E quais são então as tarefas que o nosso fígado desempenha?

 

O fígado tem um papel fundamental de filtrar e eliminar toxinas (provenientes do uso de medicação, álcool ou, gorduras cozinhadas e alimentos refinados e processados no geral); Facilita a digestão, a degradação e assimilação das gorduras, vitaminas e minerais hidrossolúveis; tem um papel na regulação dos níveis de açúcar no sangue, pressão arterial, libertação de insulina, estrogénio, testosterona e colesterol, bem como na imunidade e defesas do organismo.

Dada toda esta actividade que não pára nem mesmo enquanto estamos a dormir, por vezes o fígado precisa de descanso e de uma ajuda extra. Caso contrário, quando este fica sobrecarregado continuamente, promovemos a acumulação de toxinas, ou até mesmo de gorduras que se acumulam à volta dele, dando origem à condição conhecida como “fígado gordo”, sem esquecer a inflamação e problemas de peso associados. Um fígado demasiado “stressado” e sobrecarregado provoca também uma acumulação de gorduras localizadas, principalmente na zona abdominal, que normalmente são muito difíceis de eliminar para a grande maioria de pessoas (pelo menos para aquelas que têm uma alimentação convencional). Muitas vezes, independentemente das dietas e hábitos alimentares que as pessoas têm, esta gordura simplesmente não desaparece... a não ser que o fígado seja desintoxicado.

 

 

Antes de começarmos a alterar os nossos hábitos alimentares de forma mais definitiva, verifiquemos ainda se além das gorduras localizadas (principalmente na zona abdominal) não temos mais alguns destes sintomas, que podem indicar que o fígado não está a funcionar no seu melhor, nomeadamente:

 

1. Obstipação

2. Refluxo ácido

3. Indigestão ou sensação de inchaço na zona abdominal

4. Colesterol elevado

5. Desequilíbrios nos níveis de açúcar no sangue e insulina

6. Falta de energia

7. Sede excessiva

8. Impulsos fortes por comida refinada e processada (pão branco, bolos, doces, etc).

 
*Nota: A presença de um ou mais destes sintomas indica um excesso de acidez no organismo,
associado também a um fígado sobrecarregado, que precisa de desintoxicação.
 
 
 
 
O QUE ALTERAR PARA COMEÇAR A SENTIR ALGUMAS MELHORIAS?
 
1. Se fumam, parem.
 
2. Usem medicação apenas se for extremamente necessário. Muita gente desconhece que até os comprimidos usados tipicamente para a dor de cabeça, sobrecarregam o fígado significativamente.
 
3. Evitem o consumo de álcool ao máximo além de sobrecarregar o fígado, o álcool altera o PH do organismo, tornando-o mais acídico. Com isso, aumenta a nossa predisposição para desenvolver problemas inflamatórios e diferentes doenças.
 
4. Comam e bebam de forma limpa e natural. Eliminem da sua alimentação os alimentos ricos em açúcar refinado e processado, gorduras hidrogenadas (presentes em margarinas, muitas manteigas e praticamente todas as bolachas), aditivos (presentes em todos os alimentos empacotados ou enlatados), corantes, conservantes e sódio (que é o grande responsável pela retenção de líquidos que toda a gente que tem a típica alimentação portuguesa apresenta em maior ou menor grau, dependendo do caso). Lembrem-se que o vosso fígado precisa de trabalhar arduamente para eliminar todas estas substâncias tóxicas, cujos excessos acabam sempre por serem acumulados em zonas específicas do corpo, sob a forma de gordura localizada.
 
5. Procurem consumir vegetais ricos em fibra, como é o caso dos brócolos, couve, couve-flor, couve de bruxelas, etc. que contêm substâncias específicas que se ligam às toxinas e promovem a sua eliminação.
Aumentem também o seu consumo de fruta, incluindo a no pequeno-almoço, lanches e antes das refeições principais.
 
6. Reduzam significativamente ou eliminem por completo o consumo de sal, que facilita a retenção de líquidos e inchaço, sobrecarregando o fígado ainda mais. Lembre-se que o sal não está unicamente no saleiro. Hoje em dia todo o tipo de pão, alimentos enlatados, empacotados e perfeitos contêm doses muito elevadas de sódio. Se muita gente não sente isso é porque já tem um paladar "viciado" e completamente alterado. Temperem as saladas com alho, cebola ou ervas aromáticas frescas e citrinos.
 
7. Façam exercício da mesma forma que tomam a vossa medicação (se estiverem a tomar uma): religiosamente. Pelo menos 30 minutos de alguma actividade física conseguem produzir mudanças significativas ao nível do bem-estar e desintoxicação do fígado.
 
 
Se têm gorduras localizadas que não conseguem eliminar-la, talvez esteja na hora de desintoxicar o vosso fígado. Apostem numa alimentação limpa e natural, livre de aditivos, sal e substâncias artificiais. Bebam sumos de cenoura e vegetais de folhas verdes diariamente, e aumentem a quantidade de fibras na vossa alimentação. Eliminem as gorduras localizadas ao melhorar o funcionamento do fígado e desfrutem do vosso corpo de Verão durante todo o ano!
Fonte: http://www.vidaemestadocru.com/
07
Mar14

Gordura Abdominal


Ancaje

Se ao pressionarem a pele da zona abdominal entre os vossos dedos sentem sempre uma camada de gordura de vários centímetros, independentemente daquilo que comem, o problema pode não ser o vosso estômago, mas sim, outro órgão.

 

Amanhã falarei deste tema, aqui no blog!

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D