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Ancaje - Vida Saudável

... aqui vou registando diariamente, detalhes da minha reeducação alimentar com base Crudivegana. Nesta minha nova forma de viver aprendo a comer, a valorizar-me, a dar valor ao realmente importa, a amar mais e a viver em plenitude.

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Ancaje - Vida Saudável

24
Jan14

Superalimentos


Ancaje

 
O que são os superalimentos?
Superalimentos é um termo utilizado para descrever, alimentos de alto teor em fitonutrientes com elevados benefícios para a saúde.
São alimentos super concentrados energética e nutricionalmente, fornecendo ao nosso organismo uma dose extra de aminoácidos, vitaminas, minerais e outros nutrientes, de uma forma 100% natural, equilibrada e totalmente assimilável pelo corpo, o que não acontece com os complexos vitamínicos e minerais sintéticos.
 
A pobreza dos solos, a poluição, os estilos de vida stressantes e a constante exposição do nosso organismo a toxinas, reduzem o nível de nutrientes armazenados pelo nosso corpo. Por essa razão, é boa ideia incorporar os superalimentos e suplementos naturais biológicos na nossa dieta diária.
 
Hoje venho falar-vos de alguns destes superalimentos!


Açaí – O fruto energético e antioxidante
 
O que é - O Açaí é um pequeno fruto violeta escuro que cresce nas palmeiras altas da Amazónia, é muito apreciado por atletas, pessoas ativas e pessoas que apreciam estar saudáveis. É um dos frutos mais nutritivos do Brasil e tem sido muito apreciado pelas culturas tradicionais da Amazónia pelos seus benefícios para a saúde e sabor único.
 
Propriedades - O Açaí é conhecido por ser rico em fibras, anti oxidantes, melhorar a circulação , reduzir o acúmulo de placas de gordura e ajudar no emagrecimento, promover energia, rejuvenescimento e ajudar a manter a mente alerta. O açaí é rico em aminoacidos/proteínas (8g de proteína em 100g), ómega 3 e 6, fitonutrientes, tiamina (B1), ribo-flavonóides (B2), niacina (B3), C, E, A e também minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio, que são nutrientes importantes para o fortalecimento dos ossos e também dos músculos. Esta fruta também tem um alto teor de fibras e antioxidantes chamados antocianinas, que protegem contra os radicais livres, e melhoram a circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura. O açaí também oferece a redução do colesterol "mau" conhecido como LDL, e ajuda a perder peso.

Modo de usar - Pode ser misturado em batidos, sumos, sobremesas, cereais, gelados ou simplesmente com água. Após aberta a embalagem, convém conservar em lugar fresco e seco, de preferencia abaixo dos 16º.

Dosagem diária máx. recomendada - 1g a 4g (1/2 a 2 colheres de chá) por dia, consuma entre 2 e 3 vezes por semana.

 

 

Spirulina - A raínha das proteínas
 
O que é - Pertence a uma antiga classe de algas de água doce existente em muitos lagos do planeta. Através da fotossíntese as algas e o plancton convertem a luz solar em pura proteína, ácidos gordos, hidratos de carbono, vitaminas, RNA e DNA, polissacarídeos, um vasto espectro de antioxidantes e quase todos os outros nutrientes essenciais à vida.
Propriedades - A spirulina consiste em 65-71% de proteína, a maior concentração encontrada em qualquer alimento. Contém todos os 8 aminoácidos essenciais e 18 aminoácidos no total. É rica em vitaminas A, B1, B2, B6, E e K. É tambem uma fonte abundante de clorofila, sais, fitonutrientes e enzimas. Variados estudos têm demonstrado que esta substância estimula o sistema imunitário, acelerando as funções do corpo celular, mas inibindo as células cancerosas.  

 

Benefícios - Ajuda a equilibrar a química do cérebro e fortalece o sistema imunitário. Contém tanto ferro quanto a carne vermelha e é rica em clorofila, estimulando a criação de sangue. É anti-inflamatório, anti-alergias e ajuda a melhorar a performance física e desportiva. Alimento super energético! Activa o sistema imunitário.

Modo de usar - A Spirulina em pó é fácil de usar. Basta adicionar a batidos, sumos, saladas, sopas, etc 
Com 1 colher de chá obtemos um “tiro” de energia edificante!
Dosagem diária máxima recomendada - 1 colher de sobremesa. Tomar até 2x por semana!


 


 
Clorela - A alga desintoxicante
 
O que é - A Clorela é uma alga microscópica que cresce em águas puras. Existe no planeta Terra há biliões de anos e contem todos os nutrientes requeridos pelo corpo humano: vitaminas, macro-minerais, micro-nutrientes, ácidos gordos essenciais, RNA e DNA, clorofila e um vasto espectro de fitoquímicos.

 
Benefícios - É composta por cerca de 60% de proteína de alta qualidade e facilmente assimilável, a qual fica imediatamente disponível para sustentar os tecidos do corpo, o metabolismo e fortalecer o sistema imunitário.

A Clorela apoia o funcionamento do cérebro e do fígado, melhora a digestão e a eliminação, desintoxica e ajuda a regenerar o corpo, alivia inflamações, apoia a perda de peso saudável, fortifica o sistema imunitário e acelera os processos de cura.



 

Modo de usar - Junte aos seus batidos, sopas, saladas, pratos ou receitas cruas, e delicie-se!

Dosagem diária máxima recomendada - 7g (1 colher de sobremesa). Consumir até 2, 3 vezes por semana.

 

 

 

 

 

 

Maca - Poderoso energisante físico e mental

 

O que é - Esta planta, cultivada nos Andes a uma altitude superior a 3000 metros, tem uma raíz usada como superalimento há mais de 2000 anos no desenvolvimento da força, resistência e aumento de líbido em homens e mulheres.

 

Benefícios - A Maca é um poderoso adaptógeneo, o que significa que tem a capacidade de estabilizar os sistemas glandular-hormonal, nervoso e cardiovascular, ajudando o corpo a responder de forma adaptativa aos diversos desafios e stresses da vida moderna. Aumentando a libido, sendo conhecida como o afrodisíaco peruano, ajuda nos problemas de infertilidade e desequilíbrio hormonal.

 

Modo de usar - Adicionar de 1 a 2 colheres de chá em sumos, batidos, cereais, chás, em molhos ou no topo de sopas.

Dosagem diária máxima recomendada - 3g a 5g (1 a 2 colheres de chá)

 

 

 

 

 

 

 

Camu camu - Fonte de vitamina C

 

O que é - Este fruto selvagem da Amazónia tornou-se muito popular por ter entre 30 a 60 vezes mais vitamina C que a laranja! A baga de Camu Camu é também uma excelente fonte de cálcio, fósforo, potássio, ferro e aminoácidos.

 

Benefícios - Tradicionalmente, o Camu Camu tem sido utilizado para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a visão e a pele, prevenir infecções virais, melhorar a saúde respiratória, ajudar a manter a clareza de espírito em momentos de tensão e ansiedade, entre muitas outras circunstâncias.

 

Modo de usar - Adicionar aproximadamente 1 colher de chá em sumos, batidos, água e sobremesas.

Dosagem diária máxima recomendada - 3g (1 colher de chá)

 

 

 

 

 

 

Erva de Trigo - Fonte de Clorofila

 

O que é - O sumo de erva de trigo é, para muitos, um alimento milagroso. Limpa, nutre e reconstitui o sangue como nenhum outro. E porquê? Por ser uma extraordinária fonte de clorofila, o sangue das plantas.

 

Benefícios - A erva de trigo é muito rica em ferro, oxigénio e enzimas, e é uma das fontes vegetais mais ricas em vitaminas A, B e C. Uma colher de chá de 5 g de pó de erva de trigo é equivalente a 100g de vegetais como espinafres, couve verde, alfalfa, brócolos ou germinados.

 

Modo de usar - Junte aos seus batidos, sumos, misture com água ou em receitas cruas, e delicie-se!

Dosagem diária máxima recomendada - 3g (1 colher de chá)

 

 

 

E vocês, já usam alguns destes superalimentos?

 

 

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